Controvérsia

Blonde deixa espectadores enojados com cenas de violência

Filme da Netflix sobre Marilyn Monroe é criticado nas redes sociais

Ana de Armas como Marilyn Monroe em Blonde.
Ana de Armas como Marilyn Monroe em Blonde.

Um dos lançamentos mais aguardados da Netflix em 2022, Blonde falhou em conquistar público e crítica. Mesmo garantindo sólidos números de audiência, a cinebiografia de Marilyn Monroe tem recebido críticas contundentes dos assinantes da plataforma. Nas redes sociais, muitos espectadores afirmam terem ficado “enojados” com as pesadas cenas do longa.

“Inspirada no best-seller de Joyce Carol Oates, esta biografia fictícia da lendária Marilyn Monroe é estrelada por Ana de Armas”, afirma a sinopse oficial de Blonde.

Com Ana de Armas no papel principal, o elenco de Blonde conta com Bobby Cannavale (O Irlandês), Adrien Brody (O Grande Hotel Budapeste), Julianne Nicholson (Eu, Tonya), Toby Huss (Carnivale) e Caspar Phillipson (Jackie).

Revelamos abaixo por que Blonde deixou os espectadores da Netflix “enojados” e “revoltados” – confira.

Fãs da Netflix não conseguiram assistir nem 20 minutos de Blonde

Dirigido por Andrew Dominik, Blonde chegou ao catálogo da Netflix em 28 de setembro de 2022. O filme não demorou a figurar no Top 10 da plataforma, garantindo a medalha de prata entre as produções mais assistidas.

Por outro lado, Blonde garantiu apenas 50% de aprovação no Rotten Tomatoes. Segundo a crítica, a performance de Ana de Armas é o único ponto alto do filme.

Nas redes sociais, os espectadores ecoam esse consenso. Ana de Armas é elogiada, mas Blonde é muito criticado.

A maior parte das críticas envolve a maneira crua – e explícita – como Blonde aborda a violência sexual sofrida por Marilyn Monroe.

“Embora Blonde seja muito bem filmado (na maioria das cenas), e Ana de Armas ofereça uma performance luminosa, a história se despedaça rapidamente. E naquela última hora… meu deus, o filme se torna inassistível”, comentou um espectador no Twitter.

Para muita gente, foi impossível chegar ao final do longa (que vale lembrar, tem 2 horas e 46 minutos de duração).

“Tentei assistir Blonde na Netflix, mas só consegui aguentar uns 20 minutos. Esse filme é de virar o estômago. São quase 3 horas de crueldade e cenas de partir o coração. Impossível de assistir”, comentou outro assinante da Netflix.

As resenhas críticas já haviam alertado sobre o teor “devastador” de Blonde. A emissora americana NPR, por exemplo, comparou o filme com “uma marcha fúnebre”.

“Blonde é como um funeral em câmera lenta. Poderia ser chamado de ‘O Assassinato de Marilyn Monroe por Basicamente Todas as Pessoas que Ela Conheceu’”, avaliou a resenha.

Para muita gente, Blonde desrespeita a memória de Marilyn Monroe e fere o ícone que desejava homenagear.

“Blonde é uma carta de ódio para o ícone que é Marilyn Monroe. O uso de cenas explícitas não é, de forma alguma, uma maneira responsável de abordar os horrores da violência sexual. Por favor, deixem a Marilyn em paz!”, opinou outra espectadora.

Com Ana de Armas no papel principal, Blonde está disponível na Netflix.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.