Sem spoilers

Blonde: Filme proibidão da Netflix está dividindo os críticos

Ana de Armas vive Marilyn Monroe no novo lançamento da plataforma

Ana de Armas como Marilyn Monroe em Blonde.
Ana de Armas como Marilyn Monroe em Blonde.

Baseado na vida e carreira de Marilyn Monroe, Blonde é recomendado para maiores de 18 anos. O longa chegou ao catálogo da Netflix em 28 de setembro, e surpreendentemente, contou com uma recepção morna da crítica especializada. Por isso, o público quer saber: por que o “proibidão” da Netflix tem dividido a opinião da imprensa?

“Inspirada no best-seller de Joyce Carol Oates, esta biografia fictícia da lendária Marilyn Monroe é estrelada por Ana de Armas”, afirma a sinopse oficial de Blonde.

Além de Ana de Armas no papel principal, o elenco de Blonde conta com Bobby Cannavale (O Irlandês), Adrien Brody (O Grande Hotel Budapeste), Julianne Nicholson (Eu, Tonya), Toby Huss (Carnivale) e Caspar Phillipson (Jackie).

Revelamos abaixo o que os críticos estão dizendo sobre Blonde e por que o filme da Netflix dividiu a opinião dos especialistas.

Críticos explicam as qualidades e defeitos de Blonde na Netflix

Já disponível no catálogo brasileiro da Netflix, Blonde falhou em conquistar parte da crítica especializada.

No Rotten Tomatoes, o filme garantiu apenas 50% de aprovação (com base em 164 resenhas). A opinião do público segue esse consenso: somente 47% dos espectadores curtiram o longa.

“Blonde pode ser difícil de assistir, já que oscila entre comentar sobre a exploração de Monroe e contribuir para ela. Mas a brilhante performance de Ana de Armas torna complicado desviar o olhar”, conclui o site.

Segundo grande parte das resenhas críticas, a performance de Ana de Armas é realmente o ponto alto de Blonde.

“Ana de Armas, que já havia roubado a cena em filmes como Entre Facas e Segredos e 007: Sem Tempo Para Morrer, está simplesmente extraordinária como Norma Jeane Baker, uma aspirante à atriz para quem o espectro de Marilyn Monroe é sua identidade escolhida, um portal para o estrelato”, comenta o site The Observer.

O tabloide britânico The Guardian comparou o desempenho de Ana de Armas com o de Mia Farrow em O Bebê de Rosemary.

“O destaque é a espetacular performance da atriz cubana-espanhola Ana de Armas, que encarna a lendária estrela com um estranho toque de Mia Farrow em O Bebê de Rosemary”, descreve a resenha.

Por outro lado, jornalistas criticam o tamanho do filme (que tem 2 horas e 46 minutos de duração), as inconsistências no roteiro e a maneira como o longa aborda o sofrimento de Marilyn Monroe.

“Embora existam momentos perspicazes e partes surreais que chamam a atenção, Blonde é, no geral, um filme bizarro. Inchado, com quase três horas de duração, ele tenta honrar sua inspiração, mas em vez disso, a decepciona”, afirma o site USA Today.

Para o NPR, Blonde foca demais no sofrimento de Marilyn Monroe, o que acaba tornando o filme bastante desagradável.

“Blonde é como um funeral em câmera lenta. Poderia ser chamado de ‘O Assassinato de Marilyn Monroe por Basicamente Todas as Pessoas que Ela Conheceu’”, avaliou a resenha.

Blonde, com Ana de Armas como Marilyn Monroe, está disponível na Netflix. Assista e tire suas próprias conclusões!

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.