A série The Last of Us retornou ontem (13) ao catálogo da Max e o primeiro episódio da segunda temporada prepara o cenário para muita história que ainda há por vir. Como contamos no artigo anterior, o primeiro capítulo, que se passa cinco anos após a 1ª temporada, focou principalmente no relacionamento conturbado entre Joel e Ellie, que agora vivem em Jackson. Joel está em terapia e Ellie está em um romance com um amiga chamada Dina. Enquanto isso, Abby e seus amigos parte em busca de vingança contra Joel pelo fato de ele ter matado os vagalumes.
A 2ª temporada adapta o jogo The Last of Us Part II, sequência controversa de The Last of Us. Essa adaptação terá várias temporadas, como a 3ª temporada da série já anunciada, o que indica que uma variedade de mudanças e adições virão à medida que a história avança. Neste artigo, listamos as 6 maiores mudanças que a estreia da 2ª temporada fez em relação ao game.
Uma das novidades deste episódio é que Joel está fazendo terapia e a profissional é interpretada por Catherine O’Hara, personagem que não aparece no jogo The Last of Us Part II. Durante a terapia, Joel discute a dor que sente pelo rompimento em seu relacionamento com Ellie. No entanto, ele ainda é forçado a manter em segredo a imunidade de Ellie, o que torna as coisas incrivelmente complicadas.
A segunda temporada revela que Joel se tornou o chefe de construção em Jackson. Joel conversa com Maria no episódio 1, onde eles debatem qual o melhor uso dos recursos de construção de Jackson. Joel parece estar supervisionando os reparos de uma escola e outras instalações. No jogo, Joel realiza alguns trabalhos de construção em Jackson, embora com um cargo menor.
Na série, Ellie e Dina saem em patrulha, investigando o Mercado Greenplace. Uma vez dentro do prédio, elas derrotam um infectado, mas Ellie cai no chão. Dina ainda está no último andar, e sai para encontrar uma maneira de salvar Ellie enquanto lida com outro infectado. No jogo, Dina e Ellie caem no chão, tendo que enfrentar vários infectados em vez de um único monstro.
Ainda sobre o mercado Greenplace, na mesma cena, Ellie e Dina fazem uma descoberta assustadora. Os infectados com quem Ellie luta no térreo do supermercado parecem usar pensamento estratégico, algo que outros infectados não eram capazes de fazer. Por causa disso, Ellie chega à conclusão de que os infectados ficaram mais inteligentes. Ellie relata essa evolução ao conselho de Jackson. No jogo, há novos tipos de infectados, mas isso não é apresentado como uma evolução para se tornarem mais inteligentes como um todo.
O assentamento de Jackson poderá enfrentar uma nova ameaça: o final do episódio 1 da segunda temporada de The Last of Us mostra que uma espécie de videira cordyceps está crescendo dentro do cano próximo à Jackson. Esse acontecimento não está presente no jogo. Porém, trata-se de um elemento importante dos jogos que estava ausente na primeira temporada, que diz respeito à introdução dos esporos.