As Leis de Lidia Poët: A impressionante história real por trás da série da Netflix

Mostramos tudo que você precisa saber sobre a impressionante história real por trás de As Leis de Lidia Poët na Netflix.

Como os fãs já desconfiavam (e como a própria sinopse da série indica), As Leis de Lidia Poët é inspirada em uma surpreendente história real. O objetivo da produção é reconstruir a jornada de Lidia Poët, uma mulher italiana que entrou para a história como a primeira advogada do país.

Nascida em Turim, em 1855, Lidia Poët travou uma intensa batalha judicial para ganhar o direito de advogar na Itália. “Sem dinheiro, mas cheia de orgulho, Lidia encontra um trabalho na firma do irmão Enrico, onde se prepara para lançar um apelo e reverter uma importante decisão judicial”, diz outra descrição da série na Netflix. Eventualmente, a jornada da personagem se tornou instrumental para a lenta progressão dos direitos femininos na Itália.

ASSINE O STREAMING PELO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AOS MELHORES FILMES E SÉRIES DO MOMENTO!

DISNEY+

O tribunal caracterizou a formação de Poët como “ilegal”, e sob as orientações do procurador, justificou que as leis italianas proibiam as mulheres de advogar e assumir cargos públicos. A decisão foi altamente criticada pela sociedade italiana. A maioria dos 25 jornais da época publicou matérias em apoio a Poët e um papel maior das mulheres na vida pública e social.

Pelo resto da vida, Lidia Poët se estabeleceu como um verdadeiro ícone do movimento feminista internacional. Em 1919, as cortes italianas reverteram a decisão inicial, permitindo o registro de mulheres como advogadas. No ano seguinte, Poët foi registrada como advogada em Turim. Aos 65 anos, ela se tornou a primeira mulher a advogar, de maneira legal, na Itália.

Clique no botão abaixo para ler a matéria completa no site.

LEIA MAIS