O Oscar de Melhor Filme é um dos prêmios mais cobiçados e, como qualquer fã do cinema sabe, é também o mais imprevisível. A corrida para a edição de 2025 , apesar de uma das mais conturbadas de todos os tempos, não é diferente. Com altos e baixos, e campanhas inconsistentes, o cenário de favorito do ano já mudou algumas vezes.
Agora, Anora parece estar ganhando força como um dos grandes cobiçados para conquistar a estatueta. Embora, à primeira vista, ele não possua o apelo de outros concorrentes, a comédia dramática que segue a história de uma dançarina exótica que se casa espontaneamente com um cliente tem conquistado críticas e prêmios importantes, principalmente com o destaque de Mikey Madison, a protagonista que dá nome ao filme.
Com o início da temporada de prêmios, o que parecia um concorrente marginal ganhou destaque com suas vitórias inesperadas, incluindo a recente conquista do prêmio de Melhor Roteiro Original no Writers Guild of America (WGA). Esse feito foi um marco importante e coloca o filme em uma trajetória sólida rumo ao Oscar. A vitória não apenas demonstra o reconhecimento da crítica, mas também fortalece sua posição entre os favoritos.
Apesar de não ter a grandiosidade de alguns dos principais concorrentes, Anora construiu uma narrativa que ressoou com o público e com os votantes de diversas premiações. Com esse apoio crescente, a produção tem o potencial de vencer em uma das categorias mais difíceis de todas as premiações.
Historicamente, filmes que ganham no Writers Guild of America (WGA), no Producers Guild of America (PGA) ou no Directors Guild of America (DGA) costumam ser muito bem posicionados para o prêmio máximo do Oscar, pois são votados por profissionais da área que analisam qualidades puramente técnicas. No caso de Anora, além de conquistar o prêmio de Melhor Roteiro Original no WGA, o filme também levou o prêmio no DGA.
A vitória no Critics’ Choice Awards também é um indicativo importante de que o filme está pronto para brilhar no Oscar. Mesmo sem ganhar em outras categorias em que concorreu, Anora conquistou a estatueta de Melhor Filme. Esse resultado foi uma surpresa, já que o filme não havia sido o favorito em outras categorias.
O apoio de sindicatos e organizações de profissionais da indústria destaca o filme na corrida pelo premio máximo, refletindo a força que a produção tem entre aqueles que realmente entendem o que significa criar um grande filme.