Entenda

Wandinha só sorri uma única vez na parte 1 da 2ª temporada - e por quê

Wandinha deixa sua expressão contida de lado apenas uma vez na nova temporada e o motivo envolve família e um presente um tanto… mórbido.

Wandinha só sorri uma única vez na parte 1 da 2ª temporada - e por quê

Wandinha não é exatamente alegre, mas ela até que sorri – de vez em quando. A assustadora falta de expressão da personagem titular é um dos recursos utilizados para manter a atmosfera sombria da série. Para alcançar essa habilidade, a estrela Jenna Ortega teve que treinar bastante para monitorar cada movimento facial. Por exemplo, seu olhar assustador chegou a ser comparado como “o olhar de Kubrick”, visto em O Iluminado. Além disso, Ortega teve que controlar suas piscadas para ser o mais imperceptível possível.

Ortega manteve a expressão fria e inabalável de Wandinha ao piscar apenas quando a câmera estava voltada para outros personagens, reforçando a aura quase inumana da personagem. Na segunda temporada, a sempre séria integrante da família Addams sorriu apenas uma vez e, assim como aconteceu na primeira temporada ao reencontrar o Tio Fester, o motivo por trás desse raro sorriso é bastante comovente.

Wandinha sorri genuinamente quando Hester lhe entrega a escritura de um cemitério

Wandinha sorriu apenas sete vezes na 1ª temporada. O primeiro deles aconteceu ao soltar um cardume de piranhas contra os agressores de Pugsley, deixando claro o quanto valoriza sua família. Esse vínculo familiar forte continua sendo um tema central tanto na primeira quanto na segunda temporada da série.

Agora na 2ª temporada, Wandinha sorri quando sua avó, Hester Frump, lhe presenteia com a escritura de um cemitério. Isso lembra ao público o carinho que a personagem titular tem por sua família e, claramente, por cemitérios.

O vínculo de Wandinha com Hester é semelhante à sua proximidade com Fester

O sorriso mais marcante de Wandinha foi com a chegada do Tio Fester na 1ª temporada – e o motivo vai muito além de uma simples visita familiar. Wandinha não é apenas uma pária, ela se destaca dos colegas de Nevermore. Apesar de pertencer a uma família repleta de figuras excêntricas e assustadoras, ela muitas vezes se sente deslocada, inclusive em relação aos próprios pais.

Enquanto Fester se descreve como a “ovelha negra” da família, Hester é uma empresária bem-sucedida, dona da Frump Mortuaries. A relação conturbada entre Wandinha e sua mãe, Morticia, fica clara logo de início – especialmente quando a jovem deixa claro que não quer seguir os passos da mãe e viver uma vida doméstica.

Embora ríspida na apresentação, tudo indica que Wandinha se identifica muito Hester quanto em Fester, justamente por eles também destoarem do restante da família. Embora ela costume lidar bem com o isolamento, o entusiasmo evidente ao reencontrar Fester e conhecer Hester revela que, no fundo, Wandinha valoriza se sentir compreendida, mesmo que não admita.

Com sua atuação cuidadosamente contida, onde cada olhar, piscada e sorriso tem um propósito: Jenna Ortega deu vida a uma versão única e brilhante da personagem, mantendo a essência das Wandinha anteriores. E o universo sombrio e excêntrico criado por Tim Burton ainda vai render mais: com a segunda parte da nova temporada a caminho e a terceira já confirmada, vem muita coisa pela frente.

A parte 1 da 2ª temporada de Wandinha está disponível na Netflix. A parte 2 chega em 3 de setembro.