![Versão feminina do Sherlock Holmes chega ao Disney+ e vai te surpreender Versão feminina do Sherlock Holmes chega ao Disney+ e vai te surpreender](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?width=904&height=508&format=.jpg&quality=91&imagick=uploads-observatoriodocinema.seox.com.br/2025/02/1735816016395-i-1024x576.jpg)
Quando falamos sobre séries investigativas, esteriótipos brotam facilmente em nossas mentes, principalmente pela quantidade exorbitante de produções do gênero que foi grande sucesso nos últimos 20 anos. No entanto, da mesma forma que nem todo herói usa capa, nem todo detetive segue o caminho tradicional. Esse é o caso de Morgan, protagonista de Uma Mente Excepcional, nova série do Disney+.
Inspirada na produção francesa Morgana – A Detetive Genial, a série chega ao streaming com uma abordagem renovada do gênero investigativo. O diferencial está na personagem principal, interpretada por Kaitlin Olson, que equilibra genialidade e caos em uma mistura que só poderia ter um resultado: uma protagonista profundamente cativante.
A princípio, Morgan lembra muito o clássico personagem Sherlock Holmes. Sua inteligência acima da média e capacidade de ver o que os outros não enxergam, transformam a protagonista em uma perfeita investigadora. Sua falta de prática, no entanto, não permite que ela atue dessa maneira, se tornando consultora de casos, assim como Rick Castle era na série de sucesso Castle.
Ao contrário de outros personagens com essas características, que muitas vezes são distantes e difíceis de se relacionar, é com sua personalidade que Morgan se destaca. A personagem tem uma humanidade palpável que torna fácil torcer por ela, além de um humor afiadíssimo, reflexo de sua inteligência.
Apesar de só ter quatro episódios disponíveis até o momento, a série demosntra ter um ritmo envolvente, criando uma vontade crescente pelo que vem à seguir. Ao final de cada caso, a vontade de começar o seguinte para continuar acompanhando essa história se torna cada vez maior.
Qualidade narrativa
A estrutura da série segue o formato clássico do gênero, apresentando um novo caso a cada episódio, mas com um grande mistério conduzindo a temporada. Além dos crimes que investiga semanalmente, Morgan também busca respostas para o desaparecimento de seu primeiro namorado, Roman, pai de sua filha mais velha.
A combinação de investigação policial, humor afiado e um elenco bem entrosado transforma Uma Mente Excepcional em uma série envolvente e viciante. O texto inteligente e as interações naturais entre os personagens criam um equilíbrio perfeito entre os momentos de tensão e leveza.
Este, por sua vez, é outro grande acerto. A química entre Kaitlin Olson e Daniel Sunjata, que interpreta o detetive Karadec, se torna um dos grandes atrativos da série. Olson entrega uma Morgan espirituosa e cativante, que contrasta perfeitamente com a seriedade do detetive. A relação entre os dois evolui de forma gradual, transmitindo a sensação de uma aproximação genuína e sincera.
Apesar da inteligência acima da média da protagonista, a série também não subestima seus espectadores, permitindo que se envolvam nas investigações. Mesmo que a estética passe a impressão de ser comfort e ingênua, essa não é, de fato, uma produção para assistir distraidamente enquanto mexe no celular. As pistas dos casos são apresentadas ao longo dos episódios, desafiando quem está assistindo a desvendar o mistério junto com a equipe policial.
De maneira despretenciosa, Uma Mente Excepcional conquista sem fazer esforço. As qualidades se fazem suficientes por si só e garantem uma série atrativa para diferentes públicos.
Sucesso expressivo
Criada por Drew Goddard, conhecido por Perdido em Marte e The Good Place, a série não demorou a conquistar o público. Nos EUA, onde foi exibida originalmente pela ABC e, posteriormente, pela Hulu, Uma Mente Excepcional se destacou na temporada de primavera e manteve um ritmo consistente de audiência, provando que o formato ainda tem um espaço na TV e no streaming quando bem utilizado.
No Disney+, os episódios estão sendo lançados semanalmente, sempre às quintas-feiras, mantendo os espectadores ansiosos pelo próximo capítulo e dando tempo para a série se firmar entre o público brasileiro. Com o passar das semanas, Uma Mente Excepcional têm se posicionado cada vez mais alto na lista de produções mais assistidas, atingindo o top 1 em seu 4º episódio.
Com um roteiro bem elaborado, texto inteligente, atuações afiadas e uma protagonista que conquista desde o primeiro episódio, Uma Mente Excepcional tem um brilhante futuro pela frente e pode se firmar como uma das melhores opções do gênero investigativo no Disney+.