Soltou o verbo

Treta: Autor de The Witcher declara que série da Netflix nunca vai superar seus livros

Apesar de seu sucesso, The Witcher é marcada por controvérsias

Treta: Autor de The Witcher declara que série da Netflix nunca vai superar seus livros

O autor dos romances de The Witcher, Andrzej Sapkowski, afirmou que a série de fantasia da Netflix jamais superará seus livros.

Vale lembrar que a produção foi lançada em 2019 e é um grande sucesso. Estrelada por Henry Cavill como o bruxo Geralt de Rívia, o elenco também conta com Freya Allen e Anya Chalotra em papéis coadjuvantes.

A série está marcada por controvérsias desde à sua exibição, com Cavill insatisfeito com os rumos criativos que a história estava tomando, culminando na sua saída do projeto. Como já se sabe, Liam Hemsworth assume seu papel a partir da 4ª temporada.

Confira a seguir a declaração de Sapkowski sobre sua visão em relação à adaptação de seus livros.

“Vou colocar desta forma: existe o original e existem as adaptações. Independentemente da qualidade dessas adaptações, não há dependências ou pontos de convergência entre o original literário e sua adaptação. O original é independente, e toda adaptação é independente; não se pode traduzir palavras em imagens sem perder algo, e não pode haver conexões aqui. Além disso, as adaptações são, em sua maioria, visualizações, o que significa transformar palavras escritas em imagens, e não há necessidade de provar a superioridade da palavra escrita sobre as imagens, é óbvio. A palavra escrita sempre e decididamente triunfa sobre as imagens, e nenhuma imagem – animada ou não – pode igualar o poder da palavra escrita.”

Apesar de The Witcher ter conseguido, inicialmente, traduzir parte da grandiosidade dos romances de Andrzej Sapkowski, muitos elementos importantes da obra original não foram abordados com a mesma eficácia para a tela.

Como toda adaptação, a série precisou lidar com limitações do formato televisivo e acabou se afastando bastante do tom e da força narrativa dos livros. Isso reforça a visão do próprio autor: por mais bem-feita que seja, nenhuma versão em outro formato consegue superar a experiência da palavra escrita.

A sinopse da 4ª temporada diz: “Após os eventos que alteraram o Continente na 3ª temporada, Geralt, Yennefer e Ciri se veem separados por uma guerra violenta e inúmeros inimigos. À medida que seus caminhos divergem e seus objetivos se aguçam, eles tropeçam em aliados inesperados, ansiosos para se juntarem a eles em suas jornadas. E se conseguirem aceitar essas famílias encontradas, talvez tenham a chance de se reunirem para sempre.”

Além de Hemsworth, o elenco inclui Anya Chalotra (Yennefer de Vengerberg), Freya Allan (Princesa Cirilla de Cintra), Joey Batey (Jaskier), Laurence Fishburne (Regis), Eamon Farren (Cahir), Anna Shaffer (Triss Merigold), Mimî M Khayisa (Fringilla), Cassie Clare (Philippa), Mahesh Jadu (Vilgefortz), Meng’er Zhang. (Milva) e mais.

Vale lembrar que a série terminará na 5ª temporada, que foi filmada consecutivamente com a atual.

As três temporadas de The Witcher estão disponíveis na Netflix. O 4º ano estreia em 30 de outubro.