Promissor

Série do Homem-Aranha está fazendo justiça a um vilão que o MCU esqueceu

Seu Amigão da Vizinhança pode já ter superado os filmes do MCU em adaptação.

Série do Homem-Aranha está fazendo justiça a um vilão que o MCU esqueceu

A nova aposta da Marvel, a animação Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha, tem chamado atenção por sua abordagem inovadora e a forma como resgata elementos clássicos do universo do Homem-Aranha. A série se destaca por trazer novas ideias narrativas para personagens já conhecidos e, em especial, por dar o devido destaque a um vilão que o MCU deixou de lado: o Escorpião.

Desde sua aparição nos quadrinhos, o Escorpião sempre foi uma grande ameaça para Peter Parker. No MCU, entretanto, sua introdução em Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi apenas um aceno para os fãs, sem um verdadeiro desenvolvimento. Agora, a nova série animada corrige essa omissão ao apresentar a melhor adaptação do personagem até agora.

No episódio “Scorpion Rising”, Mac Gargan é mostrado como um líder de gangue que ganha sua icônica armadura verde das mãos de Otto Octavius. O embate contra o Homem-Aranha foi o mais brutal da série até agora, resultando na quase morte de Peter Parker.

O momento deixa claro que este Escorpião é um dos inimigos mais letais que o amigão da vizinhança já enfrentou, plantando em Peter a dúvida sobre sua real capacidade como herói. Esse impacto, acaba por ser uma das partes mais fiéis a personalidade do herói, que ficou na sombra de Osborn desde o começo da série.

Grandes planos

A trajetória do Escorpião nos quadrinhos é marcada por sua ligação com J. Jonah Jameson, que financiou sua transformação para derrotar o Homem-Aranha. Apesar da animação seguir por outro caminho, ela resgata elementos dessa origem, mantendo a ideia de que Gargan sempre foi um peão. Seu design também combina influências clássicas e modernas, remetendo tanto à versão original de Steve Ditko quanto à reimaginação do personagem nos quadrinhos do universo Ultimate.

Curiosamente, a série incorpora traços do Escorpião interpretado por Michael Mando no MCU, como o visual com a cabeça raspada e a cicatriz no olho. Isso cria um interessante paralelo entre as duas versões do personagem, ainda que a animação siga uma linha narrativa independente.

Além disso, a nova origem pode indicar que a série está se encaminhando para o confronto derradeiro e tão aguardado entre Peter e o Sexteto Sinistro. Nos quadrinhos, o grupo é formado pelo Doutor Octopus, que na série é o responsável por armar os bandidos e as gangues que o herói enfrentou até agora.

Com a construção dos vilões ao longo dos episódios, a animação por estar pavimentado o caminho para a batalha que os fãs do Homem-Aranha aguardam há tantos anos. Mesmo que o Escorpião não faça parte da formação original do grupo nos quadrinhos, caso essa teoria se confirme, tomando as devidas liberdades criativas, ele deve retornar nos últimos episódios ao lado de vilões ainda mais perigosos.

O futuro no MCU

Com a popularidade da série, surge a esperança de que o Escorpião finalmente tenha um papel relevante em um futuro filme do Homem-Aranha. No MCU, sua última aparição foi na cena pós-créditos de De Volta ao Lar, onde ele sugere uma vingança contra Peter Parker. Entretanto, nas sequências, o vilão foi deixado de lado em favor de antagonistas como Mystério e o Duende Verde.

Até o momento, não há confirmação sobre o retorno de Gargan nos próximos filmes do Homem-Aranha. No entanto, com o sucesso da animação e a forma como reintroduziu o vilão, pode ser que os roteiristas do MCU reconsiderem sua presença nas telonas, seguindo por um rumo semelhante ao da animação.

Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha está disponível no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.