A série Tremembé, disponível no Prime Video, retrata o cotidiano de detentos de grande repercussão no Brasil na famosa penitenciária conhecida como “presídio dos famosos”, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado (em Tremembé, SP).
A produção adapta os livros “Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido” e “Suzane: assassina e manipuladora”, do jornalista Ullisses Campbell.

Preparação extrema para o papel
Para dar vida à Elize Matsunaga na série, Carol Garcia contou que precisou de uma preparação física e emocional incomum. Ela fez aulas com um açougueiro profissional para replicar, com precisão, os movimentos de esquartejamento usados no crime real.
“Ele me ensinou onde fica cada articulação, a pegar a mímica da mão, os tipos de corte, o movimento correto da faca. A Elize dominava tudo isso. Eu só sabia cortar bife no prato”, afirmou a atriz.
Essa preparação busca conferir autenticidade à cena de crime retratada, uma das mais emblemáticas da história criminal brasileira. O crime real envolveu o assassinato do empresário Marcos Kitano Matsunaga (diretor da Yoki) em 2012, seguido de esquartejamento.

O peso emocional e as cenas de impacto
A série Tremembé aborda o cotidiano de presos de repercussão nacional na penitenciária de mesmo nome, incluindo Elize Matsunaga entre os personagens retratados.
Carol Garcia comenta que o papel trouxe desafios pessoais: ela precisou “desligar” da personagem ao final de cada dia de gravações, contou que o namorado a ajudou a retomar a própria identidade.
“Meu namorado me ajudou nisso. Ele pedia para a gente fazer comida, escutar música”, segundo a atriz, que definiu o processo como “acolhimento comigo mesma”.
Com Tremembé, o desafio da atriz vai além da performance: é um encontro com a crueza de um crime que perturbou o Brasil e com a complexidade de dar vida a quem foi parte desse enredo.
Ao aprender a esquartejar, Carol Garcia reafirma o compromisso da produção com o realismo, mas também acende o debate: até que ponto a representação deve se aproximar do real, e como lidar com o impacto emocional desse nível de imersão?
Os cinco episódios de Tremembé estão disponíveis no Prime Video.

