Com o crescimento dos streamings, ter os filmes e séries na palma da sua mão se tornou uma das coisas mais comuns para quem quer relaxar no dia a dia. Se anteriormente o tempo de espera era um pouco mais longo, agora a ideia é que essas produções cheguem cada vez mais rápido aos lares dos fãs. Porém, não é sempre que isso acontece.
Hoje, séries como Stranger Things e Wandinha se tornaram hits mundiais graças aos seus enredos, elencos, e também a forma como eles são consumidos com a ascensão do streaming. Mas nos últimos tempos, muitos fãs têm se questionado com a demora para assistir as séries que tanto amam, e as respostas são bem mais simples do que se imagina.
Atrasos por causa de greves e COVID-19
Um dos maiores motivos pelos quais os streamings sofreram tantos atrasos nos últimos tempos é, principalmente, por causa da pandemia de COVID-19 e das greves dos Sindicatos dos Atores e Roteiristas de 2023.
Quando a pandemia começou no início de 2020, todos os tipos de produção foram interrompidos. Isso não apenas impediu que novas séries fossem gravadas, mas também interrompeu projetos que estavam no meio da produção. Em 2023, atores e roteiristas entraram em greve por vários meses para ganhar salários melhores e benefícios, o que necessitou o remanejamento de várias datas de lançamentos.
Produções cada vez maiores (e com destaque para efeitos visuais)
Outro ponto importante que pode causar atrasos nos streamings é a melhora entre temporada para temporada. Geralmente, o público espera que cada ano seja tão bom quanto o primeiro, e para que isso aconteça, existe uma demora significativa para que produções sejam escritas da forma que eleve a qualidade do trabalho anterior. Além disso, os efeitos visuais se tornam cada vez mais trabalhosos e demorados.
Stranger Things é um exemplo perfeito, afinal, o uso de CGI ao longo dos anos foi se tornando cada vez mais necessário para a série. Durante a 4ª temporada, várias cenas no Mundo Invertido, a aparição de Vecna e momentos como a possessão de Max precisaram ser melhor trabalhadas para que entregassem fidelidade. Dessa forma, a produção precisou colocar vários anos entre suas temporadas para aperfeiçoar essas histórias e efeitos especiais.
Agendas difíceis de conciliar
Os atores também podem contribuir para alguns tipos de atraso nas produções. Na maioria das vezes, séries populares dependem de membros que são estrelas muito queridas. Isso significa que eles estão em alta em Hollywood, e provavelmente, estão recebendo todos os tipos de papéis fora da série. Quando os atores assumem esses novos papéis, isso inevitavelmente leva a conflitos de agenda. Por exemplo, Jenna Ortega apareceu em cinco filmes desde o lançamento da 1ª temporada de Wandinha, o que a impediu de voltar ao trabalho tão rápido.
Millie Bobby Brown também viu sua popularidade crescendo ao longo dos anos, o que gerou alguns atrasos por causa de sua agenda cheia (até mesmo com projetos da própria Netflix). Com isso, temporadas que já atrasariam naturalmente podem ter uma demora ainda maior e frustrar grande parte dos fãs. Mas uma coisa é certa, os fãs sempre estarão esperando por novidades de suas séries favoritas.
Tanto Stranger Things como Wandinha estão disponíveis na Netflix.