Controvérsia

Péssima ideia: Fãs de Stranger Things se arrependem de tattoos de Eleven

Com tatuagens problemáticas, espectadores da Netflix causam polêmica

Millie Bobby Brown em Stranger Things
Millie Bobby Brown em Stranger Things

De acordo com muitos espectadores, a 4ª temporada de Stranger Things é a melhor de todos os tempos. Os novos episódios fazem um ótimo trabalho ao revelar detalhes importantes sobre o passado de Eleven na Netflix. Para homenagear a personagem, alguns fãs fizeram uma tatuagem no pulso – e acabaram se envolvendo em uma enorme polêmica nas redes sociais.

Na 4ª temporada de Stranger Things, Eleven se muda com a Família Byers para a Califórnia. Em um novo cenário, a personagem tenta lidar com a perda de seus poderes, eliminados durante a batalha final contra o Devorador de Mentes.

Vale lembrar que a 4ª temporada de Stranger Things foi dividida em duas levas de episódios. A 1ª delas já está disponível na Netflix. A 2ª, por sua vez, estreia apenas no início de julho.

Enquanto a reta final de Stranger Things 4 não chega ao catálogo brasileiro da Netflix, explicamos abaixo por que os fãs da série estão se arrependendo de copiar a tatuagem de Eleven.

Por que a tatuagem de Stranger Things é problemática?

Na trama de Stranger Things, Eleven tem o número 011 tatuado no pulso. A marca faz referência ao fato da personagem de Millie Bobby Brown ser a 11ª cobaia dos experimentos do Dr. Brenner.

Com o lançamento da 4ª temporada, fãs da série usaram as redes sociais para exibir tatuagens idênticas. Aparentemente, eles se esqueceram que os números fazem referência a um terrível evento histórico.

No Twitter, uma fã de Stranger Things esclareceu por que tatuar números no pulso é uma péssima ideia.

“Resumindo, lembrem-se do holocausto e do genocídio praticado contra a população judia”, comentou a espectadora.

Na época do holocausto, os judeus que eram mandados para os campos de concentração também eram forçados a tatuar números. Esses códigos eram utilizados pelos nazistas para identificar o número de prisioneiros e organizar as execuções.

Os números também serviam como uma forma de desumanização. Ao chegarem aos campos de concentração, os judeus perdiam até mesmo o nome e a identidade.

Além disso, a numeração também era usada para identificar cadáveres. Havia um sequenciamento numérico diferente para cada grupo étnico (ou social).

A tatuagem de Eleven em Stranger Things, dessa forma, é uma referência direta ao holocausto. Afinal, a personagem também perdeu seu nome em meio aos experimentos do Dr. Brenner.

Vale lembrar que, durante a Segunda Guerra Mundial, muitos judeus foram vítimas de cruéis experimentos científicos.

Ou seja: fazer uma tatuagem numérica no pulso é algo de péssimo gosto. Por isso, fãs desavisados se arrependeram da escolha.

A 1ª parte da 4ª temporada de Stranger Things está disponível na Netflix. Os próximos episódios estreiam em 1 de julho.

 
Sair da versão mobile