A terceira temporada de Yellowjackets chegou ao fim, com um final – mais uma vez –, um tanto surpreendente. Agora, Shauna Shipman (Melanie Lynskey) finalmente deu as caras como a grande vilã da produção, e deixou ainda mais perguntas sobre o que acontecerá no vindouro 4º ano da série.
Além de finalmente mostrar a aguardada cena apresentada no piloto da série, o novo ano respondeu quem é a garota presa no poço na cena, e também quem era a “líder” das garotas na cena. Enquanto isso, a tensão entre as mulheres já adultas só tende a crescer e um novo perigo parece amaldiçoá-las.
O caos do inverno
Após meses “tranquilos”, a chegada do inverno trouxe um velho pesadelo para as garotas. A boa notícia é que isso significa que os sobreviventes não ficarão na natureza por muito mais tempo, já que foram resgatados em dezembro de 1997, 19 meses após a queda do avião. A má notícia é que os adolescentes não sabem disso e estão recorrendo às suas antigas medidas selvagens para se manter.
Lottie, cujas visões estão se tornando mais fortes a cada minuto, precisa de um motivo para agradar a natureza após as tentativas fracassadas de resgate dos adolescentes. Ela faz Akilah matar seus animais e usar isso como um castigo da natureza por sua infidelidade. A solução de Lottie é dar-lhe outra caçada e sacrificar um dos seus em sinal de lealdade. As únicas realmente a bordo são Lottie e Shauna, esta última se tornando a líder do grupo.
O plano inicial era que Van trapaceasse no jogo entregando a Rainha de Copas para Hannah, que agora é o braço direito de Shauna. Mas quando a mesma interfere, a carta é dada a Mari. A caçada é mais confusa do que a anterior, que terminou com a morte de Javi, apesar de Nat ter sido escolhida. Mas termina com o mesmo resultado: Mari cai no poço de espinhos e morre, sendo devorada pelos outros adolescentes em um banquete ritualístico. No centro do banquete está Shauna como a Rainha dos Chifres, que tem o corpo nu de Mari pendurado como um animal e seu cabelo cortado como um troféu para Shauna usar e brincar.
O resgate está próximo
Como os espectadores viram no final do episódio 9 de Yellowjackets, Nat confrontou Misty na floresta por causa do transmissor. O final da temporada finalmente deixa tudo claro entre as duas, ainda mais que agora sabemos que Misty quebrou a caixa-preta e enterrou o transmissor para manter todos na naturez. Nat fica furiosa e dá um soco em Misty pelo ato, mas supera a situação para levar todos de volta à civilização. As duas garotas, auxiliadas por Van, trabalham pelas costas de Shauna para consertar o telefone via satélite de Kodi, mas não conseguem sinal na floresta.
Durante a caçada, Nat e Hannah trocaram de lugar para dar a garota a chance de falar com alguém pelo telefone sem que Shauna ou Lottie interferissem. Ninguém percebe até a manhã seguinte ao banquete que Nat estava desaparecida esse tempo todo. Quando Nat chega ao topo da montanha, ela mal consegue sinal, mas é o suficiente para ouvir uma voz clara do outro lado.
Quem matou Lottie?
À beira de novas evidências no caso do assassinato de Lottie, Misty visita a verdadeira culpada: Callie Sadecki. Callie rapidamente admite ter matado Lottie, no que ela alega ter sido um acidente. Flashbacks mostram Callie confrontando a mulher na casa de seu pai para recuperar a fita, que Lottie inicialmente roubou, mas a conversa rapidamente muda de tom. É difícil determinar neste momento se a crença de Lottie na natureza selvagem é uma invenção de sua doença mental ou se há alguma verdade nisso, o que deixa tudo ainda mais confuso.
Independentemente disso, seu discurso incoerente sobre Callie ser filha da natureza selvagem assusta a adolescente e a leva à paranoia. Para a decepção de Lottie, Callie realmente não se importa com o que os sobreviventes fizeram na natureza selvagem ou com a ilusão fantasiosa em que estão vivendo, e ela só quer saber por que sua mãe não a ama. A mulher diz a Callie a única coisa que a adolescente não quer ouvir: que ela é igualzinha à mãe. Com raiva e medo (provavelmente mais raiva, a julgar pela expressão de Callie durante o ato), a jovem a empurra escada abaixo, em direção à morte.
As três temporadas de Yellowjackets estão disponíveis no Paramount+.