Emocionante

1923: Explicamos o final da 2ª temporada do spin-off de Yellowstone

Reviravoltas, tragédias e revelações marcam o final épico dos Duttons

1923
1923

A segunda temporada da série 1923, estreou no Paramount+ no dia 23 de fevereiro de 2025, com episódios lançados semanalmente, chegando ao fim neste domingo (6). 

A série, criada por Taylor Sheridan, se passa antes dos eventos de Yellowstone e acompanha a família Dutton em 1923, durante uma época de várias dificuldades, incluindo a seca, a Lei Seca, e os primeiros estágios da Grande Depressão, que afetou Montana muito antes da Crise de Wall Street de 1929.

Entre tragédias e despedidas, o último capítulo, que durou cerca de duas horas, trouxe grandes reviravoltas, respostas aguardadas e o encerramento de arcos que agradaram ao público. Confira a seguir todos os desfechos.

Spencer Dutton

Spencer salva o rancho Dutton

Spencer Dutton, Jacob e o xerife William McDowell  foram atacados em Livingston, por pistoleiros contratados por Whitfield. Com a ajuda surpreendente de Banner Creighton, Spencer e seu tio Jacob conseguem matar seus inimigos.

Assim, Jacob vai para o hospital para acompanhar Alex, enquanto Spencer assume o comando dos cowboys de Yellowstone e salva rancho Dutton, matando os bandidos de Whitfield que estavam por lá.

Spencer e Alex

A morte de Alex

A maior comoção do episódio fica para a morte de Alex, esposa de Spencer. No hospital Bozeman, Alex foi induzida a dar à luz seu filho, a quem ela deu o nome de John. Este é o nascimento de John Dutton II, que será interpretado na velhice por Dabney Coleman em Yellowstone e é o pai de John Dutton III (Kevin Costner). Alex recusou a cirurgia para amputar suas mãos e pés, escolhendo amamentar o bebê John e dar a ele uma chance na vida. Spencer ficou ao lado de sua esposa a noite toda, enquanto Alex morreu durante o sono devido ao congelamento.

Donald Whitfield 

A queda de Donald Whitfield 

Conhecido como o homem que matou a esposa de Spencer, Donald Whitfield, responsável por inúmeras tragédias, finalmente paga pelos seus atos. Enquanto Donald janta com sua protegida sociopata, Lindy, e sua nova vítima, Mabel, Spencer e Jacob invadem a mansão de Whitfield e atiram nele e em Lindy, libertando Mabel. Após isso, eles queimam a mansão Whitfield, simbolizando o fim de uma era marcada por ganância e destruição.

O que acontece com Elizabeth, Banner e Teonna

Após encontrar Jack morto em Livingston, Elizabeth enterra-o e decide deixar Montana e partir para Boston, grávida de Jack.

Há também a redenção de Banner, que resolve não trabalhar mais para Whitfield após cometer terríveis atos violentos no início da série. Jacob duvida dessa mudança repentina de Banner até que ele morre baleado para salvar a vida de Jacob.

Enquanto isso, Teonna termina 1923 livre das acusações de assassinato.

Harrison Ford e Helen Mirren em 1923
Harrison Ford (Cara) e Helen Mirren (Jacob) em 1923

O fim do episódio e o seguimento da franquia

No final do episódio, Spencer Dutton assume a administração do rancho Yellowstone, enquanto Jacob cuida do bebê John ao lado de Cara. Em 1969, Spencer morre e reencontra com Alex na eternidade em uma cena no estilo de Titanic, onde o casal se reúne num salão de baile do transatlântico.

1923 deve terminar mesmo na 2ª temporada. Contudo, esse não é o fim da franquia, já que Taylor Sheridan pretende fazer 1944, que continuará a saga da família Dutton na era da Segunda Guerra Mundial. Há também vários projetos do mesmo unvierso confirmados como The Madison, o spinoff de Yellowstone de Beth e Rip, e um filme sobre Kayce Dutton.

Enquanto isso, assista as duas temporadas de 1923 no Paramount+.

 

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.