
Enquanto o aguardado filme de Peaky Blinders não chega à Netflix, o criador da franquia, Steven Knight, aproveitou para trazer uma nova obra que faz jus ao seu sucesso anterior. Também aclamada pela crítica, a série Mil Golpes é um drama policial inspirado na história real da gangue The Forty Elephants, ambientada em uma Londres sombria, da década de 1880.
A 1ª temporada de Mil Golpes estreou no Disney+ com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, superando até mesmo a aclamada 1ª temporada de Peaky Blinders, que detém uma pontuação de 88% dos críticos no Rotten Tomatoes.
Baseada em fatos reais
Ao mesmo tempo em que foca no nos crimes da vida real, Mil Golpes também funciona como um drama esportivo ao integrar o mundo do boxe ilegal, na periferia de Londres. Outra diferença notável entre Peaky Blinders e a nova série é que a produção é foca em uma gangue feminina, enquanto a gangue de Peaky Blinders era comandada principalmente por homens, com exceção de personagens como Polly Gray e Ada Shelby. Além disso, enquanto Peaky Blinders frequentemente integrava figuras e eventos históricos em sua história fictícia, os personagens principais e a narrativa de Mil Golpes se baseia principalmente em pessoas e história reais.
Alguns dos elogios sobre a série são focados nas performances de Stephen Graham, como o boxeador Henry “Sugar” Goodson, e Erin Doherty, como a gangster Mary Carr. Os personagens envolventes que Steven Knight deu vida, e o cenário histórico da série atraíram comparações positivas com Peaky Blinders, tornando-a uma produção digna da franquia estrelada por Cillian Murphy.
Existe alguma conexão com Peaky Blinders?
Embora ambas as séries envolvam gangues criminosas na Inglaterra do final do século XIX e início do século XX, aparentemente as produções não fazem parte do mesmo universo. Além de terem sido criadas por Steven Knight, e terem Stephen Graham no elenco – que interpretou Hayden Stagg em Peaky Blinders –, não há nenhuma conexão narrativa entre ambas até o momento.
Além disso, o primeiro ano de Mil Golpes se passa na década de 1880, mais de 30 anos antes do início de Peaky Blinders, que acontece em 1919. Dada a lacuna entre os dois programas, não se deve esperar que membros da família Shelby apareçam ou sejam referenciados na nova série — mesmo que eles tenham sido potencialmente revelados como estando no mesmo universo.
A primeira temporada de Mil Golpes já está disponível no Disney+.