Netflix

Nova configuração para ajudar fãs pode trazer enorme polêmica na Netflix

Nova configuração para ajudar fãs pode trazer enorme polêmica na Netflix

Com um mercado de streamings cada vez mais concorrido, a Netflix faz o que pode para continuar na liderança. A plataforma investe bilhões de dólares em conteúdo original todos os anos, objetivando dar aos fãs inúmeras opções de filmes e séries.

Ao se tornar cada vez mais presente na vida do povo, a Netflix começa a investir em novas funções e potencialidades, que podem ajudar a melhorar ainda mais a experiência do público.

Uma nova configuração da plataforma, anunciada recentemente, pode no entanto trazer grandes problemas e uma enorme polêmica para a Netflix.

Confira abaixo tudo sobre essa história!

Função aleatória

A Netflix está atualmente testando um botão de “reprodução aleatória”, com a função de escolher filmes e séries para os assinantes de forma randômica.

Como o catálogo da Netflix é enorme, a plataforma já havia criado ferramentas para facilitar a experiência dos usuários. Entre elas, se destacam a lista dos filmes e séries mais assistidos, as recomendações pessoais, entre outras.

O experimento aleatório, que está sendo testado em TVs de alguns países, baseia as escolhas em conteúdos que o assinante já assistiu previamente. Sendo assim, o título de “aleatório” não é exatamente correto, já que o algoritmo sempre vai priorizar materiais parecidos com filmes e séries já vistos.

A nova função vem sido criticada por fechar os usuários em seus próprios prismas narrativos estreitos, não oferecendo a possibilidade de maneiras diferentes de entretenimento.

Em outras palavras, a nova função opera servindo os usuários com mais do mesmo, ao invés de tenta-los com novos projetos, e é exatamente este o problema.

“Câmara de ecos” é um termo usado principalmente em relação à política, porém também faz sentido no que se refere à cultura. Ao invés de atuar para oferecer conteúdos diferentes e novas perspectivas, a função aleatória apenas repetirá as mesmas ideias e ideologias.

O algoritmo da Netflix já é conhecido por “enterrar” filmes e séries interessantes. É por isso que projetos excelentes da plataforma acabam cancelados. Sem divulgação, as pessoas simplesmente não encontram estes conteúdos, e a função aleatória tem tudo para aumentar ainda mais essa segregação.

A função aleatória da Netflix ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

 
Sair da versão mobile