A Netflix acaba de lançar seu mais novo documentário de true crime, Aileen: A História de uma Serial Killer, que mergulha na vida de Aileen Wuornos, uma das serial killers mais reconhecidas do século passado.
Por meio de imagens de arquivo e entrevistas com pessoas que conviveram com ela — além de depoimentos gravados da própria assassina na prisão — o documentário dirigido por Emily Turner, segundo a Netflix, “explora as circunstâncias que moldaram sua vida e seus crimes, e examina as questões mais amplas sobre suas motivações e a resposta do sistema judicial”.
Quer saber mais? Confira abaixo quem foi Aileen Wuornos e quantas vítimas ela fez.

Quem foi Aileen Wuornos?
Nascida em 1956, em Michigan (EUA), Aileen Wuornos teve uma infância extremamente difícil. Após ser abandonada pela mãe, foi adotada — junto com o irmão — pelos avós, que, segundo relatos, eram alcoólatras (algo que Wuornos nega no documentário da Netflix).
Mas esse não foi o único problema em casa: aos 14 anos, Wuornos teria sido estuprada por um amigo do avô, um homem na casa dos 60 anos, de acordo com o livro Women Who Kill: Profiles of Female Serial Killers.
Após o abuso, Wuornos engravidou e deu à luz um menino em 1971. O avô obrigou-a a entregar o bebê para adoção, e ela abandonou a escola poucos meses depois. Nesse mesmo período, sua avó morreu de insuficiência hepática e, aos 15 anos, Aileen foi expulsa de casa pelo avô.
Sem ter para onde ir, ela passou a viver nos bosques próximos de sua antiga casa, sustentando-se por meio da prostituição. Ao longo da década seguinte, foi presa diversas vezes por crimes como dirigir embriagada, perturbar a ordem pública, roubo à mão armada e furto de veículos. No documentário, Wuornos afirma ter sido estuprada ao menos 30 vezes nesse período.
No fim dos anos 1980, ainda trabalhava como prostituta — e em 1989 cometeu seu primeiro assassinato.

Quantas pessoas Aileen Wuornos matou?
Em um período de 12 meses, entre novembro de 1989 e novembro de 1990, Wuornos assassinou sete homens. Ela alegou que os homicídios foram cometidos em legítima defesa, dizendo que todos a haviam estuprado ou tentado estuprá-la.
Embora essa versão nunca tenha sido comprovada, muitos críticos argumentam que, dado seu histórico de abusos e traumas, ela apresentava uma reação psicológica à violência repetida. Além disso, seu primeiro alvo já havia sido condenado por estupro, o que dá algum peso à sua versão dos fatos.
Estas são as vítimas de Aileen Wuornos, na ordem dos assassinatos:
- Richard Charles Mallory, 51 anos
- David Andrew Spears, 47 anos
- Charles Edmund Carskaddon, 40 anos
- Peter Abraham Siems, 65 anos
- Troy Eugene Burress, 50 anos
- Charles Richard “Dick” Humphreys, 56 anos
- Walter Gino Antonio, 61 anos
Onde está Aileen Wuornos agora?
Wuornos confessou seis dos sete assassinatos e foi condenada à morte por injeção letal em 1992. Ela recorreu da sentença, mas a Suprema Corte dos EUA manteve a decisão em 1996.
Aileen Wuornos foi executada pelo Estado da Flórida em 9 de outubro de 2002.
Aileen: A História de uma Serial Killer está disponível na Netflix.

