Netflix

As 7 séries mais controversas da última década

Relembre as produções mais polêmicas dos últimos tempos

13 Reasons Why é uma produção da Netflix.
13 Reasons Why é uma produção da Netflix.

Quais são as séries mais controversas da última década? A resposta é mais complexa do que parece! Afinal de contas, diversos motivos podem levar uma produção de TV a se tornar polêmica – e as principais plataformas de streaming da atualidade, como a Netflix, o Prime Video e o HBO Max, sabem muito bem disso.

Uma série pode se tornar controversa, por exemplo, por confusões nos bastidores, polêmicas do elenco e denúncias envolvendo a equipe criativa.

As produções também podem causar polêmica com a abordagem problemática (e irresponsável) de temas importantes, que ocasionam reflexos reais na sociedade.

Sem mais delongas, confira abaixo as 7 séries mais controversas da última década – e veja por que cada uma delas é tão polêmica. (via CBR)

The Walking Dead

The Walking Dead se estabelece entre as séries mais controversas de todos os tempos, de acordo com o site CBR, por um motivo muito interessante: a enorme perda de audiência que aconteceu entre os primórdios da produção e as temporadas finais.

Em seus primeiros episódios, The Walking Dead quebrou recordes de audiência na TV americana, com média de 17 milhões de espectadores por episódio. Já na última temporada, o público médio da produção foi de cerca de 2 milhões de pessoas.

13 Reasons Why

Em seu lançamento original, 13 Reasons Why se tornou um grande sucesso na Netflix. A popularidade veio acompanhada por muitas controvérsias, principalmente em relação à maneira como a produção aborda o suicídio e a depressão entre adolescentes.

A série foi muito criticada, por exemplo, por mostrar, de maneira bastante explícita, a protagonista Hannah Baker tirando a própria vida. Devido a muitos processos de espectadores, a Netflix foi forçada a incluir um “aviso de gatilho” nos episódios mais pesados.

Game of Thrones

Por muitas temporadas, Game of Thrones se estabeleceu como a série mais popular do mundo, um sucesso unânime de público e crítica. No entanto, à medida que a produção do HBO começou a ultrapassar a história das Crônicas de Gelo e Fogo, sua qualidade passou por um exponencial declínio.

A última temporada de Game of Thrones, nesse sentido, se tornou extremamente controversa. Para a maior parte dos espectadores, o desfecho da série é um dos piores da história da TV, marcado por tramas aceleradas, soluções bizarras e arcos de desenvolvimento completamente ignorados.

Punho de Ferro

Punho de Ferro entrou para a história como o primeiro fracasso da Marvel nas plataformas de streaming. Após o lançamento das bem sucedidas Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage na Netflix, a produção falhou em conquistar até mesmo os fãs mais esperançosos das HQs.

Muitos motivos podem explicar o fracasso de Punho de Ferro. Em seu lançamento original, a série foi muito criticada por seus personagens inexpressivos, trama clichê e ritmo vagaroso. A Netflix chegou a dar uma nova chance para a produção, mas o cancelamento foi confirmado após a 2ª temporada.

Geração Z no Perrengue

Os reality shows não são exatamente conhecidos por sua qualidade, mas Geração Z no Perrengue consegue superar até mesmo as produções mais “trash” da TV mundial. Lançada na Netflix, a série foi criticada por público e crítica por sua premissa desinteressante e pelos participantes chatíssimos.

Surpreendentemente, mesmo detonada nas redes sociais, Geração Z no Perrengue chegou a liderar o Top 10 da Netflix em seu lançamento original. A série ainda não foi renovada para uma segunda temporada, mas os espectadores já desejam que a plataforma cancele o projeto para se dedicar a produções mais interessantes.

The Conners

A série americana The Conners, para quem não conhece, é o revival da sitcom Roseanne, um grande sucesso dos anos 90. A produção original foi muito elogiada por representar, de maneira crível, os desafios, problemas e preocupações das famílias proletárias do país.

O revival, no entanto, se tornou extremamente controverso pelo comportamento de Roseanne Barr, a intérprete da protagonista titular. Após fazer uma série de publicações extremamente racistas nas redes sociais, a atriz e comediante foi demitida da produção.

Dahmer: Um Canibal Americano

Produzida por Ryan Murphy, de Glee e American Horror Story, Dahmer: Um Canibal Americano faz parte da seleta lista das séries mais populares da história da Netflix. Lançada em 2022, a produção se tornou um verdadeiro fenômeno de audiência na plataforma.

No entanto, Dahmer também foi muito criticada por, supostamente, glamourizar a figura do serial killer. Além disso, a produção se tornou alvo de boicote após vários familiares das vítimas de Dahmer protestarem contra seu lançamento nas redes sociais.

 
Sair da versão mobile