
A perda de assinantes no primeiro trimestre de 2022 abalou as estruturas da Netflix. A gigante do streaming até considera introduzir um plano mais barato com anúncios e isso pode chegar ainda em 2022.
Conforme o The New York Times, executivos da Netflix informaram aos funcionários que o plano mais barato, que inclui os famigerados anúncios, pode chegar ainda nos três últimos meses de 2022, bem antes do esperado.
Com isso, a Netflix visa contrabalancear a perda de assinantes, que pode se manter nos próximos trimestres.
O problema é que a companhia era abertamente contra esse modelo, que já é adotado por outros serviços de streaming, como o Hulu, nos EUA.
Não houve comunicado oficial da empresa até o momento, então pode ser que o plano com anúncios não chegue tão cedo e pode ser que ainda mudem de ideia.
O que está acontecendo com a Netflix?
Em comunicado à imprensa e aos acionistas, os executivos da Netflix escrevem: Nosso crescimento de receita desacelerou consideravelmente, conforme mostram nossos resultados e previsões.
A carta continua, culpando a prática de compartilhamento de senhas entre usuários.
“O streaming está conquistando o linear, como prevíamos, e os títulos da Netflix são muito populares em todo o mundo. No entanto, nossa penetração doméstica relativamente alta – ao incluir o grande número de famílias que compartilham contas – combinada com a concorrência, está criando ventos contrários no crescimento da receita”, escrevem.
O texto continua: “O grande impulso do COVID para o streaming obscureceu a imagem até recentemente. Enquanto trabalhamos para reacelerar nosso crescimento de receita – por meio de melhorias em nosso serviço e monetização mais eficaz do compartilhamento multifamiliar – manteremos nossa margem operacional em torno de 20%. “
“A chave para o nosso sucesso tem sido nossa capacidade de criar entretenimento incrível de todo o mundo, apresentá-lo de maneiras altamente personalizadas e ganhar mais visualizações do que nossos concorrentes. Esses são os principais pontos fortes e vantagens competitivas da Netflix. Juntamente com nossa forte lucratividade, acreditamos que temos a base a partir da qual podemos melhorar significativamente e monetizar melhor nosso serviço a longo prazo”, diz a carta.