A segunda temporada de Pacificador, série estrelada por John Cena e criada por James Gunn, chegou ao fim nesta quinta-feira (8), deixando em aberto uma grande dúvida: haverá uma terceira temporada da produção da DC Studios?
A resposta, porém, é um pouco mais complexa do que parece.
Pacificador é o spin-off da DC que acompanha o personagem musculoso apresentado pela primeira vez em O Esquadrão Suicida (2021), também escrito e dirigido por Gunn.
A primeira temporada, lançada em 2022, teve oito episódios e se passa após os eventos de O Esquadrão Suicida. Nela, o protagonista recebe duas opções da diretora da ARGUS, Amanda Waller (Viola Davis): voltar para a prisão ou se juntar ao “Projeto Borboleta” ao lado dos agentes Emilia Harcourt (Jennifer Holland) e John Economos (Steve Agee).
Entre os novos personagens apresentados estavam Leota Adebayo (Danielle Brooks), filha de Waller e integrante da equipe, e Adrian Chase/Vigilante (Freddie Stroma), um herói excêntrico e devoto de Pacificador.
A segunda temporada começou em agosto deste ano com o primeiro de seus oito episódios. Neles, Chris Smith descobre um portal chamado Câmara de Desdobramento Quântico na casa de seu falecido pai, Auggie (Robert Patrick), que o leva a uma dimensão paralela, a Terra-2. Lá, Chris encontra uma realidade onde tudo o que deu errado na Terra-1 parece ter sido corrigido.
Auggie, que ele matou no final da primeira temporada, está vivo e é um homem bom. Seu irmão, Keith (David Denman), morto ainda jovem na Terra-1, também está vivo. Juntos, as versões alternativas de Chris, Auggie e Keith formam um respeitado trio de super-heróis.
Além disso, na Terra-2, o relacionamento de Chris com Harcourt é muito mais saudável, e ele parece finalmente em paz — até a grande revelação do episódio 6: a Terra-2 é, na verdade, um mundo onde os Estados Unidos vivem sob o domínio nazista.
Nos episódios seguintes, Chris e o grupo conseguem escapar de volta à Terra-1, mas ele acaba preso, levando aos acontecimentos do episódio final.
James Gunn fala sobre o futuro da série
James Gunn já havia dito que a segunda temporada de Pacificador serviria como base para o novo Universo DC de filmes e séries. O que não estava claro era se haveria uma terceira temporada da série.
Em entrevista ao Deadline, o diretor explicou que, por enquanto, uma terceira temporada não está nos planos, embora alguns personagens devam retornar em outras produções da DC.
“Alguns desses personagens continuarão, mas não exatamente em Pacificador [temporada] 3”, disse Gunn. “Não estou descartando totalmente. Quando assistirem ao episódio 8, talvez descubram um pouco mais.”
Gunn já vem interligando personagens de seu novo universo em Pacificador. O primeiro episódio da segunda temporada teve participações especiais de Guy Gardner (Nathan Fillion), Mulher-Gavião (Isabela Merced) e Maxwell Lord (Sean Gunn), todos presentes no novo filme do Superman. Além disso, Rick Flag Sr. (Frank Grillo), apresentado no cinema, tem papel fundamental na série. No episódio 6, até Lex Luthor (Nicholas Hoult) faz uma aparição, preso.
O que vem pela frente no DCU
Há diversas oportunidades para o retorno de personagens de Pacificador em futuros projetos da DC. O filme Supergirl estreia em junho de 2026, seguido por Clayface (Cara-de0Barro) em setembro do mesmo ano. Já a continuação de Superman, Superman: Homem do Amanhã, chega aos cinemas em 9 de julho de 2027.
A série Lanterns (Lanternas), ainda sem data oficial, deve estrear na HBO Max em 2026. E, possivelmente, alguns personagens de Pacificador poderão aparecer no spin-off Amanda Waller, estrelado por Viola Davis, que ainda está em desenvolvimento.
Enquanto isso, as duas temporadas de Pacificador estão disponíveis na HBO Max.
Leia a crítica do final da 2ª temporada