Alerta de spoilers
A série The Walking Dead chegou ao fim depois de 11 temporadas, mas a história continua com séries derivadas, que já estão em produção. Esse desfecho trouxe duas participações especiais muito comentadas, mais muitos não perceberam outros retornos de personagens importantes.
O final, intitulado “Rest in Peace”, inclui dois grandes retornos: Andrew Lincoln reprisa o papel de Rick Grimes e Danai Gurira retorna como Michonne.
Isso é em parte para configurar o spin-off planejado sobre os dois, que ainda não tem data de estreia.
Mas também encerra tudo o que veio antes, trazendo de volta dois dos heróis mais reconhecidos da franquia na última hora para um pouco de catarse emocional.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2022/11/the-walking-dead-s11e24-rick-postcover-1200x675.jpg)
Outros retornos no fim de The Walking Dead
Ainda assim, em uma ampla entrevista com a EW, o produtor executivo Scott M. Gimple lançou luz sobre várias outras participações especiais do final de The Walking Dead incluídas no episódio.
“Rest in Peace” traz uma montagem dos protagonistas repetindo a frase “nós somos os que vivem”, que é essencial para a história da franquia.
Isso inclui as vozes dos ex-atores de The Walking Dead Lennie James (Morgan), Laurie Holden (Andrea), Chandler Riggs (Carl), Michael Cudlitz (Abraham), Sonequa Martin-Green (Sasha) e Steven Yeun (Glenn).
Gimple tinha planos de ir além, chegando a mostrar os personagens.
“Na velocidade em que estávamos nos movendo, não parecia que poderíamos fazê-lo visualmente de uma maneira incrível. Isso foi agendado de maneira muito rígida e teríamos que agendar várias filmagens em todo o país para fazê-lo”, disse o executivo.
Os episódios finais de The Walking Dead podem ser conferidos no Star+. Clique aqui para assinar o streaming.