O spin-off de The Office, The Paper, está entre os grandes lançamentos da semana nos streamings e acaba de chegar nesta quinta (25) ao catálogo da HBO Max. Se você é fã da série original estrelada por Steve Carell, que ficou imortalizada em diversos memes virais nas redes sociais, então não pode perder The Paper por cinco grandes motivos. Confira abaixo!
1 – Mesmo universo, mesmo formato
Em primeiro lugar, os fãs de The Office vão gostar de The Paper logo de cara porque a história se passa no mesmo universo e utiliza o mesmo formato de falso documentário, acompanhando a mesma equipe de documentaristas que filmou o cotidiano da empresa de papel Dunder Mifflin e seus funcionários. O mocumentário é uma escolha estilística que simula um documentário real, com a presença de uma equipe de filmagem e entrevistas com os personagens.
Apesar de ter o mesmo universo e o mesmo formato, e também apostar no humor quebrado que consagrou a série original, The Paper também inova ao propor um desafio inédito para a equipe de documentaristas. Descubra no próximo tópico.
2 – Trama inédita ambientada no mundo do jornalismo
Como dito anteriormente, o foco de The Paper não é mais a empresa de papel, mas sim o universo do jornalismo. Agora, o mocumentário é do cotidiano do jornal Toledo Truth Teller, um periódico histórico do Centro-Oeste dos Estados Unidos. O problema é que o veículo jornalístico está sofrendo com dificuldades financeiras e está à beira da falência, principalmente com a supremacia da era digital.
Os espectadores, portanto, são presenteados com uma trama atualíssima, que discute os reflexos de uma era marcada pela convergência desses dois meios. Assim, com uma visão satírica e crítica, The Paper expõe os desafios do jornalismo moderno.
3 – Retorno de uma estrela querida
Apesar de Oscar Nuñez ser o único ator do elenco original que retorna, ver sua aparição é emocionante, trazendo um elemento de nostalgia para os fãs. Além disso, o astro é um importante ponto de ligação entre as duas séries.
Em The Office, ele era contador na filial da Dunder Mifflin em Scranton, e agora assume a função de contador-chefe no escritório da Enervate, espaço dividido entre o jornal Toledo Truth Teller e a empresa Softees, fabricante de papel higiênico.
Por já ter passado pela experiência de ser filmado no antigo documentário sobre a Dunder Mifflin, Oscar se mostra desconfiado e resistente à nova equipe de gravação. Esse detalhe traz tanto humor quanto nostalgia, já que sua postura irônica e crítica contrasta com a ingenuidade de outros personagens, reforçando sua função como voz racional (e muitas vezes sarcástica) dentro do caos do escritório.
4 – Protagonistas notáveis
Familiarizar-se com os atores de The Paper não será uma tarefa difícil. O público já os conhece bastante. A começar pelos protagonistas: Domhnall Gleeson, eternizado por sua atuação no filme Questão de Tempo e Sabrina Impacciatore, que atuou em The White Lotus e G20. Eles formam a dupla de editores-chefes do jornal de The Paper.
Há também Chelsea Frei (A Lista da Minha Vida), que entra para o jornal como repórter, e mais outros membros do elenco.
5 – Recepção da crítica e renovação
Se você é daqueles que sempre pesquisa a opinião da crítica antes de assistir a alguma produção, então pode ficar tranquilo. The Paper foi bastante aprovado pelos críticos e coleciona uma nota alta no Rotten Tomatoes: 85%.
Por fim, há outro grande motivo emocionante. Você pode conferir The Paper sem medo do cancelamento, já que a 2ª temporada está garantida, em grande parte devido à recepção empolgante que a série recebeu. No entanto, ainda não temos data de estreia do novo ano. Mas, calma: não ultrapasse a carroça na frente dos bois: primeiro, assista a 1ª temporada de The Paper, que está disponível na HBO Max e tire suas próprias conclusões.