A próxima série de Harry Potter na HBO Max precisa corrigir algumas coisas para ser vista mais do que apenas uma nostalgia. Para começar, deve consertar os erros que J.K. Rowling cometeu nas prequelas de Animais Fantásticos. Além disso, os novos atores precisam se destacar na mente dos fãs, assim como as estrelas dos filmes originais.
Um dos papéis mais icônicos é o do professor Snape, eternizado por Alan Rickman. Mas há motivos para esperança: a atuação de Paapa Essiedu, um dos primeiros nomes anunciados para o elenco da série, tem potencial para ser poderosa. Se você não acredita nisso, assista à série de ficção científica The Lazarus Project para ver do que Essiedu é capaz.
Nela, Essiedu interpreta George, um homem que acorda um dia e descobre que está preso em um loop temporal. Ele tem um gene especial que lhe dá consciência desses saltos temporais, e logo é recrutado para uma organização que visa evitar cenários apocalípticos. Se um desses eventos ocorrer, eles reiniciam a linha do tempo para manter a civilização funcionando. A série alcançou 100%, nota máxima da crítica no Rotten Tomatoes, contudo o cancelamento veio mesmo assim, após duas temporadas.
Mas isso não impede que The Lazarus Project continue fazendo sucesso e encontre um novo público. O único ponto negativo é o seu final aberto, mas vale a pena assisti-la para tirar a prova do porquê que Essiedu foi a escolha certa para Snape.
Paapa Essiedu dará uma nova roupagem à Snape, e isso é uma coisa boa
A escalação de Paapa Essiedu foi recebida com espanto pelos fãs de Harry Potter, isso porque Essiedu é negro, enquanto Alan Rickman é branco. Há também o fato de Essiedu ser atraente, o que vai contra a descrição de Snape nos livros, nos quais o personagem tem pele doentia e cabelo oleoso. Contudo, depois de ver The Lazarus Project, fica claro que Essiedu entregará um grande Snape, mesmo que seja diferente da interpretação de Rickman.
Em The Lazarus Project, George (Paapa Essiedu) é um personagem profundamente emocional. Quando sua namorada Sarah (Charly Clive) morre durante uma missão para salvar o mundo, ele tem que tomar uma decisão drástica: colocar bilhões de vidas em risco para tentar trazê-la de volta. A atuação de Essiedu nesse dilema é intensa e angustiante e ele passa da euforia ao desespero com muita naturalidade.
Essa mesma profundidade emocional pode funcionar muito bem no papel de Severo Snape. Assim como George, Snape também vive atormentado por uma perda: o amor da sua vida, Lílian Potter, foi morta, e agora ele precisa proteger o filho dela contra Lord Voldemort.
Antes de Essiedu ser cotado para o papel, muitos fãs sonhavam com Adam Driver como Snape, principalmente por que ele se parece muito com Alan Rickman. Embora Driver fosse uma boa escolha, repetir a fórmula do Snape original poderia parecer repetitivo. Já Essiedu pode dar uma nova camada ao personagem, especialmente nas primeiras temporadas, quando a história de Snape ainda é um mistério. Ele pode não ser o nome mais óbvio para o papel, mas é uma das escolhas mais interessantes que podem fazer a série toda valer a pena.
O reboot de Harry Potter estreia em 2027 na HBO Max. Enquanto isso, você pode conferir todos os filmes da franquia no mesmo streaming.
Já The Lazarus Project, está disponível na Universal+, canal que pode ser assinado dentro do Prime Video.