The Walking Dead apresenta diversos personagens religiosos, tanto na série, quanto nos quadrinhos. Gabriel e Hershel são os mais proeminentes. Infelizmente, as preces deles não são escutadas, porque Deus não existe nesse universo.
Robert Kirkman, criador da franquia e autor dos quadrinhos originais, respondeu uma pergunta de fã, que escreveu uma carta para o autor. Ela foi publicada em The Walking Dead Deluxe #32.
“Deus é fictício no mundo de The Walking Dead”, respondeu o autor.
A curiosidade, no entanto, traz mais do que apenas a desoladora constatação de que as preces dos personagens não são escutadas. O fato de não existir Deus nesse universo, quer dizer que o apocalipse não é uma espécie de retribuição divina.
Com isso, uma possível causa já pode ser tirada da lista. Alienígenas também estão fora, visto que foi algo que Kirkman negou previamente.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2022/11/the-walking-dead-decima-temporada-negan-antiheroi_fixed_large.jpg)
Final de The Walking Dead mudou por conta dos spin-offs
Em recente entrevista, a showrunner da série, Angela Kang, revelou que os planos para o final original de The Walking Deda foram alterados diversas vezes por conta dos spin-offs (via ScreenRant).
Segundo ela, toda a equipe soube quando e como as séries derivadas aconteceriam, além de revelar que planejaram a série derivada de Rick e Michonne um pouco mais tarde do que as outras.
“Sabíamos que o spinoff de Daryl aconteceria essencialmente quando embarcamos na temporada. Os planos mudaram várias vezes ao longo da temporada, tanto para o spin-off quanto para a série, apenas porque era um momento muito estranho”, disse ela.
“O spin-off de Maggie e Negan surgiu em algum momento durante a produção da temporada. O spin-off de Rick e Michonne foi uma adição tardia”, acrescentou Kang. “A maneira como as derivadas interagiram com nossa narrativa é que sabíamos quais personagens vivem, e vamos tentar fechar um capítulo da história deles aqui, mas temos que deixar uma porta aberta para a próxima história que virá.”
Há três novas séries derivadas em desenvolvimento, sendo uma de Daryl Dixon, a outra sobre Maggie e Negan e a última de Rick e Michonne.
Kang revelou que sempre teve uma ideia melhor para desenvolver a série sobre Maggie e Negan, dois personagens que se odiavam, e agora precisam ajudar um ao outro.
“Para Maggie e Negan, eu sempre tive uma ideia muito clara de onde isso poderia ir. As histórias estavam indo em frente, quando algumas delas estavam tomando forma”, comentou a showrunner.
Embora a AMC não tenha revelado muito, as próximas séries derivadas se concentrarão nos personagens principais da franquia.
Daryl irá para a França em busca de uma possível cura, enquanto The Walking Dead: Dead City verá Maggie e Negan indo para Nova York. Por sua vez, Michonne vai procurar por Rick no spin-off entre os dois personagens.
Você pode conferir os episódios de The Walking Dead na Star+. Clique aqui para assinar a plataforma.