Fazer uma série de comédia nunca foi uma tarefa fácil, ainda mais se tratando de representatividade nas famosas sitcoms. Inúmeras produções do gênero se apoiavam em piadas contra minorias, o que – durante muito tempo – era considerado “normal” em produções norte-americanas. Agora, com a estreia de Mid-Century Modern, o Disney+ tem a chance de mudar para sempre essa perspectiva e trazer leveza e representação da forma certa para as telas da TV.
Mid-Century Modern tem uma premissa simples, mas que conquista logo em seus primeiros episódios. A série acompanha três melhores amigos – homens gays de meia-idade – que decidem viver juntos em Palm Springs após a morte de um de seus melhores amigos. O ator Nathan Graham Lee, que interpreta Arthur – e o personagem mais divertido do trio –, conversou com o Observatório do Cinema sobre como a produção pretende mudar esse esteriótipo que quase sempre esteve presente em séries de comédia.
“Ter esse papel na minha carreira, no momento atual, é a chance de mostrar representatividade. É a chance de mostrar para alguém que se parece e se identifica comigo que nós somos vistos”, contou o ator. Em seguida, o ator avaliou que, mesmo se tratando de uma obra cômica, a série mostra as dimensões da vida real: “É uma série maravilhosa, original e muito bem escrita, onde os personagens se parecem com a vida real, com muitas dimensões, e muitas cores em todos os sentidos. Eu posso ser engraçado, triste, emocionante e extravagante. Posso ser todas essas emoções maravilhosas e é tão incrível mostrar isso a todos!”
A comédia para expressar a vida real
No trio, o personagem de Graham Lee é, talvez, o mais fácil de se identificar, principalmente por suas nuances e a forma como ele se expressa, tanto em situações divertidas como naquelas um tanto desconfortáveis. Com as peculiaridades e acidez de Arthur, a série acaba ganhando força e faz com que ele se torne uma peça essencial do elenco.
“É divertido interpretá-lo porque acho que muitas pessoas vão se identificar com o Arthur. Mesmo que seja na forma como ele expressa a verdade, que é um tanto ácida mas faz de forma amorosa”, afirma Graham Lee
Aliás, é com esses toques de comédia que fazem com que a vida real seja mais leve. Assuntos sérios também são abordados na produção, como luto, preconceito contra a comunidade LGBTQIAPN+, etarismo e mais – e é graças ao humor que essas questões são levadas de forma leve e didática para as telas. “A comédia pode ser uma porta para o coração das pessoas e fazer com que se discuta sobre coisas sérias. A comédia surge em toda e qualquer situação, até mesmo as trágicas. Não é bom assistir algo que o faz se sentir bem consigo mesmo? Onde você é representado e visto? Eu acho que todas as esferas e momentos da vida podem se identificar com alguma situação da série. E mesmo assim, elas podem te fazer sorrir”, conclui o ator.
Por enquanto, ainda não há informações sobre uma 2ª temporada para a série, mas se depender do ator, ele viverá Arthur durante muito tempo. “Foi incrível atuar ao lado de Nathan Lane e Matt Bomer, e eu espero voltar para um segundo ano!”. Se olharmos para o futuro, Mid-Century Modern é o toque de nostalgia que os órfãos de comédias dos anos 1980 e 1990 precisam, mas com a renovação necessária para uma nova realidade.
A primeira temporada de Mid-Century Modern está disponível no Disney+.