
Os espectadores que gostaram da ficção científica do Apple TV+, Diários de um Robô-Assassino, podem comemorar: a série está renovada para uma 2ª temporada. Com uma aprovação de 96% da crítica no Rotten Tomatoes, a produção, baseada nos romances de Martha Wells, acaba de receber uma atualização importantíssima sobre o que o público pode esperar do segundo ano e de futuras temporadas que podem vir.
Em entrevista à ComicBook, o produtor executivo de Diários de um Robô-Assassino, David S. Goyer, explicou como a série lidaria com sua história na segunda temporada e no futuro. Ele explicou que os próximos episódios se distanciarão um pouco do romance de Wells, como o retorno de personagens regulares que não estavam envolvidos em alguns eventos do material original. Confira abaixo sua declaração!
“Eu diria que há outros cinco livros escritos por Martha Wells, então há muito mais material. Não sei se a série vai durar cinco ou seis temporadas. A única diferença entre os livros e a próxima temporada é que a economia de fazer uma série de TV exige que você contrate personagens regulares. Agora que fizemos uma temporada e temos X quantidade de personagens regulares, a maioria desses personagens não está no segundo livro. Você pode ver uma pequena remixagem de alguns dos livros. Estive fora este mês inteiro, então ainda nem sentamos e conversamos sobre a próxima temporada. Só recebemos a reprise há três semanas.“
Goyer também sugeriu que essa abordagem vai contribuir para o desenvolvimento contínuo da série e para a construção da sua narrativa maior.
“De certa forma, é ótimo, mas de outras, é complicado. Quando você admite que se importa com as pessoas, isso o torna mais vulnerável e aberto a se machucar. E há também o mistério persistente sobre o que realmente aconteceu antes de sua memória ser apagada e matar todas aquelas pessoas, algo que ele está bastante interessado em resolver.”
Essa atualização de David S. Goyer mostra que a série vai seguir um caminho diferente dos livros, mantendo o elenco principal e misturando elementos de várias histórias.
Na primeira temporada, Diários de um Robô-Assassino terminou com o protagonista decidindo não seguir com PreservationAux e roubando uma nave de transporte – o que leva à trama do segundo livro, Artificial Condition. Nela, o personagem embarca em uma nova missão e conhece pessoas totalmente diferentes. Mas, segundo Goyer, essa não deve ser a direção da série.
Ao invés de trocar o elenco a cada temporada, como nos livros, a série deve manter os mesmos personagens por mais tempo. Isso contrasta com o que acontece nos livros, já que uma adaptação mais fiel deixaria vários nomes da primeira temporada de fora nas próximas fases. A ideia de Goyer é criar um “remix”, misturando partes das histórias para preservar rostos familiares.
Ele também comentou que alguns eventos dos livros podem ser explorados só na quinta ou sexta temporada. Isso indica que a série pretende combinar acontecimentos de diferentes volumes, em vez de seguir a ordem exata do material original.
No momento, ainda não há muitos detalhes definidos sobre como essa adaptação será feita. Mas tudo indica que a equipe está priorizando uma continuidade mais fluida, mesmo que isso signifique alterar a estrutura dos livros.
A primeira temporada de Diários de um Robô-Assassino está disponível no Apple TV+. O 2º ano não tem previsão de estreia.