
O cocriador de The Last of Us, Neil Druckmann, finalmente soltou o verbo sobre sua saída chocante da série antes da terceira temporada.
Em entrevista à Variety, ele explicou que estava difícil conciliar a produção da série com seus trabalhos em videogames. “Foi um trabalho muito duro, mas o caminho já foi traçado”, disse, reforçando que agora quer ficar na desenvolvedora de videogames Naughty Dog em tempo integral.
Druckmann seguirá envolvido apenas em um papel mais amplo, ajudando a orientar a produção. Sua expectativa é que a terceira temporada mantenha a fidelidade do jogo original, como na primeira, que ele considera o “padrão ouro” das adaptações.
Confira abaixo sua declaração completa!
“Temos estes dados: as pessoas assistiram à série e voltaram e compraram um PlayStation ou compraram no PC e jogaram ‘The Last of Us’, e isso se tornou uma porta de entrada para elas, para esta mídia que eu tanto amo. Mas foi um trabalho muito duro, e eu estava lá nos bastidores para fazer a primeira temporada decolar, e depois foi importante fazer a segunda temporada e o enredo do segundo jogo também, porque eu amo muito essa história. Mas agora eu sentia que o caminho estava traçado. Era hora de voltar para a coisa que deu início a tudo, que é simplesmente trabalhar em tempo integral com videogames. Mas outras coisas estão por vir e podemos anunciar mais em breve.
Foi bem quando estávamos prestes a começar a sala de roteiristas da 3ª temporada. Eu olhei para o que estava à minha frente, como seria a próxima temporada, e com todas as coisas de ‘Last of Us’ em que estou trabalhando — não apenas a série — com todos os jogos em que estou trabalhando, o maior que ocupa a maior parte do meu tempo é ‘Intergalactic: The Heretic Prophet’, nossa próxima grande propriedade intelectual para a Naughty Dog e PlayStation, senti que poderia cumprir melhor todas as minhas responsabilidades se permanecesse em um nível mais alto. Foi bastante desafiador estar tão envolvido como co-showrunner na 1ª e 2ª temporadas, enquanto administrava um estúdio, trabalhava, dirigia e escrevia um jogo. Eu realmente apreciei na Naughty Dog quantas pessoas se destacaram enquanto eu estava fora trabalhando na 2ª temporada. Especificamente, me esforcei bastante no Episódio 206 — preparando, escrevendo, dirigindo. Eu não tinha certeza se seria capaz de fazer isso de novo. Então, senti isso naquele período em que estávamos finalizando Com toda a pressão e realmente prestes a começar a temporada 3 a sério, esse foi um bom momento para reavaliar tudo.”
Começamos a conversar sobre o que faltava para adaptar quando estávamos trabalhando na segunda temporada, porque sabíamos que não conseguiríamos terminá-la e que terminaríamos em suspense. Como eu disse antes, meu trabalho agora é manter um nível altíssimo. Por mais que eu sinta falta de me aprofundar nos detalhes, trabalhar nos efeitos, dar notas de roteiro e realmente me aprofundar nos detalhes, estou tentando apenas orientá-la. Minha esperança para a terceira temporada, e o que eu gostaria de contribuir melhor para ela, é garantir que seja tão fiel quanto a primeira. Porque sinto que esse é o padrão ouro para esse tipo de adaptação, enquanto aproveito todas essas belas expansões que acontecem naturalmente com o resto da equipe e como eles estão trabalhando na terceira temporada. Então é aí que meu envolvimento permanecerá, em um nível altíssimo.”
Como cocriador do jogo The Last of Us, a participação de Neil Druckmann na série foi um alívio para os fãs, garantindo que a HBO tivesse uma adaptação fiel à obra original.
Apesar de a segunda temporada ter recebido algumas críticas, ela manteve uma boa avaliação no Rotten Tomatoes, demonstrando que Druckmann teve sucesso em seus múltiplos papéis como cocriador, co-showrunner, roteirista e diretor.
No entanto, conciliar todas essas funções com seu trabalho na Naughty Dog acabou se tornando excessivo. Permanecer à frente da série poderia ter levado ao esgotamento, comprometendo tanto sua saúde quanto a qualidade da produção.
As duas temporadas de The Last of Us estão disponíveis na HBO Max. O 3º ano não tem previsão de estreia.