Sucesso na Netflix, Alba tem chocado os espectadores e provocado importantes discussões nas redes sociais. A produção espanhola já garante posições de destaque no Top 10 de vários países, incluindo o Brasil. Quem já maratonou os 13 episódios da 1ª temporada quer saber: Alba é baseada em uma história real?
“Alba acorda na praia com sinais de que sofreu um estupro, mas não se lembra de nada. Até que ela descobre que os estupradores são amigos de seu namorado”, afirma a sinopse oficial de Alba na Netflix.
Protagonizada por Elena Rivera (Herdeiros da Terra), Alba conta com Álvaro Rico (Elie), Ana Wagener (Um Contratempo) e Eric Masip (Através da Minha Janela) no elenco.
Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a inspiração de Alba na Netflix; confira e veja se a série é baseada em eventos reais.
Conheça a história por trás de Alba na Netflix
Alba não é baseada em uma história real. Na verdade, a série é uma adaptação da novela turca Fatmagül’ün Suçu Ne, lançada em 2010. O título pode ser traduzido como “Qual foi o Crime de Fatmagul?”.
A novela, por sua vez, é inspirada na obra de Abdülkadir “Demirkan” Pirhasan, também conhecido como Vedat Türkali, um aclamado escritor turco.
No mesmo estilo da série espanhola Alba, o enredo da novela acompanha a história de Fatmagül Ketenci, uma garota humilde que é estuprada por 4 homens.
Por sua temática universal e trama emocionante, a novela se tornou um grande sucesso internacional, sendo dublada em diversas linguagem e exibida em dezenas de países.
Além disso, Alba não é a primeira adaptação de Fatmagül’ün Suçu Ne. A emissora indiana Star Plus, por exemplo, produziu a série Kya Qusoor Hai Amala Ka (O Que Amala Fez?), que se passa em Dharamshala.
O thriller espanhol, por sua vez, é ambientada na Marina Baixa, uma comunidade litorânea na Espanha.
Mesmo com a diferença geográfica entre a Turquia e a Espanha, Alba adota a mesma temática e história da produção original.
Ambas as séries mostram os brutais interrogatórios aos quais as vítimas de violência sexual são obrigadas a responder.
Quem já conferiu a nova série espanhola na Netflix sabe que, além de ser forçada a reviver o trauma, Alba é obrigada a responder questionamentos sobre seu comportamento na noite do crime.
Os policiais, dessa forma, tentam culpar Alba pelo seu próprio estupro. Por isso, eles perguntam “o que ela estava usando” na noite do crime.
No Brasil, a culpabilização da vítima é praxe em casos de estupro e violência sexual. Mesmo apresentando provas, mulheres continuam sendo vistas com descaso e desconfiança.
Ou seja: mesmo não sendo baseada em uma história real, Alba oferece um olhar desconfortável sobre a cultura do machismo e diversos outros problemas que assolam a sociedade moderna.
Alba está disponível na Netflix.