
Vince Gilligan retorna à ficção científica com sua nova e intrigante série Pluribus, e o título parece oferecer uma grande pista sobre o que esperar da produção. Gilligan é o criador de Breaking Bad, série que se tornou um fenômeno mundial e deu origem aos derivados Better Call Saul e El Camino.
No entanto, uma de suas primeiras e mais bem-sucedidas criações foi a misteriosa série de ficção científica Arquivo X, onde atuou como roteirista e produtor. Agora, o roteirista e diretor parece estar voltando às suas origens no gênero, utilizando novamente um jogo de palavras no título para sugerir, de forma sutil, o conteúdo da história. Mas “pluribus” não é uma palavra comum, embora soe familiar.

“Pluribus” vem da expressão latina “E Pluribus Unum”
“Pluribus” é uma palavra em latim que significa literalmente “de muitos” ou “entre muitos”. Ela é mais conhecida por fazer parte da expressão E pluribus unum, que se traduz como “de muitos, um” – lema tradicionalmente associado aos Estados Unidos.
A frase faz referência ao fato de que o país é formado por 50 estados que operam em conjunto para formar uma nação mais forte. Também remete à origem multicultural dos EUA, construídos por pessoas vindas de diferentes partes do mundo que criaram uma nova sociedade no chamado “Novo Mundo”.
Além disso, E pluribus unum tem 13 letras, o que também simbolizava as Treze Colônias que se uniram para se libertar do domínio britânico. No entanto, de acordo com o trailer da série, Pluribus parece seguir por um caminho bem diferente.

O significado do título “Pluribus”
No trailer, o título Pluribus aparece estilizado com a letra “i” substituída pelo número “1”, reforçando a ideia de união – o “um” que nasce dos muitos. Essa escolha visual parece indicar que a série faz referência a esse conceito maior, e não apenas à palavra latina isolada.
Outro detalhe curioso é que vários personagens aparecem falando em uníssono, sugerindo que algo estranho está unindo as mentes das pessoas. A natureza sci-fi da trama – cuja premissa é: “A pessoa mais infeliz da Terra precisa salvar o mundo da felicidade” – pode indicar uma causa científica ou alienígena para esse fenômeno, mas fica claro que nem todos foram afetados: a personagem de Rhea Seehorn parece ser uma exceção.
Algo claramente está errado nesse mundo, e resta a uma única mulher a chance de quebrar o feitiço ou reverter a transformação que tomou conta da humanidade. No entanto, com todos os outros agindo como um só corpo, consertar as coisas em Pluribus pode ser mais difícil do que parece.
Pluribus está disponível no Apple TV e tem novos episódios lançados às sextas-feiras.

