A Roda do Tempo é uma série de fantasia original do Prime Video. Até o momento, conta com 2 temporadas. A terceira temporada será lançada no dia 13 de março de 2025.
Baseada na série literária de mesmo nome de Robert Jordan, a série que tem Rafe Judkins como showrunner, conta a história de uma organização de magia formada por mulheres chamada Aes Sedai. Moiraine (Rosamund Pike) é uma delas. Ela tem a importante missão de viajar junto com cinco jovens do vilarejo de Dois Rios em uma jornada perigosa e emocionante. A organização acredita que uma delas pode ser a reencarnação do Dragão Renascido. A série é uma co-produção da Sony Pictures Television e da Amazon MGM Studios.
Na terceira temporada, serão adaptados os livros “O Dragão Renascido” e “A Ascensão da Sombra”, o terceiro e quarto da série literária de Jordan, respectivamente. A sinopse diz o seguinte: “Após ser revelado como o Dragão Renascido por Moiraine, Rand al’Thor dirige-se secretamente a Tear para provar seu valor e descobrir sua verdadeira identidade. Este passo desencadeia uma sequência de eventos que colocam não apenas a vida de Rand em risco, mas também a de Moiraine e os próprios alicerces do mundo em que habitam”.
Confira o trailer:
Esse trailer da 3ª temporada, revelado em dezembro de 2024, chamou a atenção para uma possível melhora do show, que pode estar buscando ser mais fiel aos livros. De maneira geral, essa é uma das reclamações pertinentes de A Roda do Tempo: a maneira como adapta a saga literária, se distanciando um pouco dos aspectos que são retratados e fazendo muitas mudanças na história, e nem todas agradaram ao público. Mas felizmente, o programa da Amazon parece estar mudando sua abordagem.
Apesar das críticas dos leitores, a série é um fenômeno e está entre as três maiores estreias da história do Prime Video. No Rotten Tomatoes, recebeu 83% de aprovação da crítica especializada. Esse sucesso, em grande parte, se deve ao elenco talentoso, liderado por Rosamund Pike e à produção envolvente.
Mais fidelidade aos livros
As temporadas 1 e 2 divergem bastante da saga literária, no que se diz ao desenvolvimento da história, à caracterização dos personagens, ao adiantamento de reviravoltas e ao aceleramento da narrativa. Por exemplo, a temporada 1 corta partes do primeiro livro e a segunda temporada mistura elementos do segundo e do terceiro livro. Alguns personagens na série são mais soturnos e têm sua idade elevada, no livro são mais engraçados e têm idade diferente. Outro exemplo bastante significativo é o caso de Nynaeve, que na série fica presa nos arcos na terceira tentativa de passar pelo teste, enquanto nos livros ela passa.
Mas parece que a terceira temporada está se distanciando disso. Algumas mudanças, como uma reviravolta não planejada nos livros para Mat, forçarão o show a continuar em direções opostas àquelas dos livros. No entanto, a maioria dos arcos mostrados no trailer se conectam aos do livro, oferecendo esperança de uma abordagem mais fiel. Outro motivo de celebração é um foco maior na história de Rand, já que a série A Roda do Tempo não deu atenção suficiente aos personagens principais dos livros.
Desafio
Mesmo que a terceira temporada de A Roda do Tempo tente uma adaptação mais fiel ao material original, a série já afastou muitos fãs da saga devido às mudanças que foram feitas. O problema é que algumas dessas alterações, segundo os fãs, tornam-se impossíveis de serem corrigidas sem voltar atrás da história.
A escolha de combinar O Dragão Renascido e a Ascensão da Sombra também levanta preocupações sobre o enredo da terceira temporada. Essa combinação parece estar decente no trailer, mas só o tempo dirá se essa expectativa é verdadeira. A Roda do Tempo está claramente se esforçando para abafar as críticas, mas só a temporada 3 nos dirá se isso foi feito tarde demais.
A Roda do Tempo segue disponível no Prime Video