Netflix

8 vezes que a Netflix irritou todo mundo em 2019

8 vezes que a Netflix irritou todo mundo em 2019

Após um ano concorrido, a Netflix vai terminar 2019 no topo do mercado das plataformas de streaming mais uma vez. Em uma área cada vez mais acirrada, a empresa terá que fazer das tripas coração para continuar como líder no segmento nos próximos anos.

Várias análises financeiras apontaram que a plataforma perdeu muitos assinantes em 2019, desiludidos com o cancelamento de séries queridas e o aumento de opções entre os serviços de streaming. Muitas das atitudes tomadas pela Netflix foram vistas com maus olhos pelo público, e acabaram repercutindo negativamente.

Confira abaixo 8 vezes que a Netflix irritou todo mundo em 2019!

O fim de Santa Clarita Diet

Protagonizada por Drew Barrymore, Santa Clarita Diet era uma ótima opção para fãs de humor gráfico, piadas pesadas e filmes trash. A série até durou muito para padrões da Netflix: três temporadas. A comédia obscura acompanhava a história de uma corretora de imagens que é infectada por uma doença misteriosa, morre e retorna como zumbi, mantendo sua sanidade e bom humor. A Netflix se tornou assunto nas redes sociais e foi detonada por fãs ao anunciar o cancelamento da série, que para piorar terminou sem um final definitivo, principalmente após a renovação de produções vistas como inferiores.

Uma proposta polêmica

Em outubro, a Netflix sugeriu talvez sua mais polêmica medida: o fim do compartilhamento de contas. Após ser noticiado que a plataforma perde cerca de 137 milhões de dólares por mês com a divisão de contas e senhas, o executivo Greg Peters confirmou que a plataforma estava tentando encontrar “soluções amigáveis” para o problema. Mesmo não tendo se concretizado, a mera sugestão do fim do compartilhamento de contas irritou e assustou muitos assinantes da Netflix.

Adeus, The OA!

The OA era uma das séries mais elogiadas da Netflix, principalmente por sua trama criativa, reflexões profundas sobre temas filosóficos e magnífica fotografia e design de produção. Por isso, fãs não acreditaram quando a plataforma decidiu cancelar a série após apenas 2 temporadas. Alguns acharam que era uma pegadinha ou ação de marketing para uma terceira temporada. Outros, criaram petições e cancelaram suas assinaturas da Netflix. Como justificativa para o cancelamento, a Netflix citou tanto o alto custo de produção quanto a baixa audiência. Infelizmente, a segunda temporada acabou com uma reviravolta imprevisível, e mistérios que provavelmente nunca serão respondidos. O cancelamento de The OA provou de uma vez por todas que a Netflix não se importa com a reação dos fãs.

Confusão em Hollywood

Neste mês, a Netflix comprou briga dos figurões em Hollywood ao anunciar uma nova ferramenta. A alta direção da plataforma confirmou o desenvolvimento de um controle de velocidade em filmes e séries. Fãs poderiam acelerar ou diminuir o ritmo das produções, modificando assim a forma de consumo do conteúdo. A medida irritou muitos cineastas e atores, que condenaram a ação da Netflix como “a morte da arte”. Para os especialistas, a modificação de velocidade de filmes e série modifica completamente a visão do autor, já que o ritmo é um dos elementos mais importantes de obras midiáticas.

As últimas da Marvel

A Netflix surpreendeu fãs de heróis ao cancelar todas as suas séries da Marvel. O que começou com o fim antecipado de Punho de Ferro em 2018, terminou nesse ano com o cancelamento de Jessica Jones e O Justiceiro, duas séries extremamente elogiadas por críticos e queridas pelo público. A decisão causou a ira dos fãs, que tentaram e falharam em reviver as produções. Pior ainda, os personagens não podem nem serem transferidos para o MCU. O contrato da plataforma com a Marvel impede que os heróis da Netflix apareçam em qualquer obra televisiva ou cinematográfica anos após os cancelamentos.

Descaso com fãs

Nesse ano, a maneira como a Netflix cancela ou renova suas séries foi tema de debares acalorados na internet. Talvez o maior problema atual da Netflix tenha mais a ver com os fãs do que com a plataforma. Séries queridas do público como The OA, One Day at a Time e Santa Clarita Diet foram canceladas sem aviso, enquanto produções vistas como inferiores, como 13 Reasons Why e Insaciável, ganharam novas temporadas. O público não entende muito bem o algoritmo da plataforma para o cancelamento das séries, e isso vem causando uma queda considerável em assinaturas.

Duas polêmicas

A Netflix se envolveu em uma grande polêmica internacional em 2019. A controvérsia aconteceu na série Patriot Act, na qual o jornalista Hasan Minhaj aborda um tópico específico toda semana. No segundo episódio, o apresentador discute o relacionamento dos Estados Unidos com a Arábia Saudita, especificamente como o país apoia a nação do Oriente Médio mesmo após diversos crimes de guerra no Iêmen. A pedido dos representantes do governo saudita, a Netflix removeu o episódio no país, e justificou afirmando que “não está no ramo da verdade”.

A mais recente

Nesta semana, a Netflix mais uma vez provocou a ira dos fãs e se tornou assunto nas redes sociais ao cancelar mais uma série querida. Anne With An E era vista como uma das melhores produções infanto-juvenis da Netflix, com uma trama sensível voltada para toda a família. Infelizmente, a terceira temporada da série, que inclusive já foi produzida e exibida no Canadá, será a última. Até hoje, fãs assinam petições pedindo mais uma temporada para Anne With An E.

Você conhece o verdadeiro motivo pelo sucesso de Elite, La Casa de Papel e Vis a Vis? Você sabia que Stranger Things 3 está salvando a Netflix? E que o streaming não será o único com direitos sobre Seinfeld? Veja também porque Titãs é melhor na Netflix do que no DC Universe! A Netflix tem culpa? Entenda a polêmica de 13 Reasons Why! Saiba como a Netflix roubou toda a atenção da D23 Expo 2019 e quantos usuários do streaming compartilham suas senhas e entenda porque a Netflix pode começar a ter propagandas em breve no Observatório de Séries.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.