Netflix

1408 e as melhores adaptações de obras de Stephen King

Filmes de terror, suspense, drama e muito mais para ver após 1408

1408 está fazendo sucesso na Netflix.
1408 está fazendo sucesso na Netflix.

Baseado em um famoso conto de Stephen King, 1408 está entre as melhores adaptações das histórias do escritor. Lançado em 2007, o longa estreou na Netflix na última semana – não demorando a conquistar os assinantes da plataforma. Por isso, quem já conferiu o terror quer saber: quais são os melhores filmes de Stephen King para assistir em seguida?

“Neste suspense de Stephen King, um especialista em desvendar mistérios paranormais está determinado a provar que não há fantasmas no quarto 1408 do Hotel Dolphin”, diz a sinopse oficial de 1408 na Netflix.

O elenco de 1408 é liderado por John Cusack (Quero Ser John Malkovich) e Samuel L. Jackson, o Nick Fury dos filmes da Marvel.

Já assistiu 1408 na Netflix? Confira abaixo as melhores adaptações das obras de Stephen King para ver na sequência.

O Iluminado

Além de ser uma das melhores adaptações da obra de Stephen King, O Iluminado também está entre os mais icônicos filmes de terror da história do cinema. Surpreendentemente, o próprio autor não gosta muito do longa! Para ele, a adaptação de O Iluminado subverte alguns dos elementos mais importantes do livro original.

Seja como for, O Iluminado é um filme excelente, tanto em narrativa quanto em estética. Dirigido por Stanley Kubrick (2001: Uma Odisseia no Espaço), o longa conta a história de Jack Torrance, um escritor aspirante e alcóolatra em recuperação que aceita passar o inverno cuidando do isolado Hotel Overlook, junto com a esposa Wendy e o filho Danny.

Carrie: A Estranha

Carrie: A Estranha, um dos mais populares livros de terror de Stephen King, já ganhou duas adaptações no cinema. A melhor, definitivamente, é a de 1976, com direção de Brian de Palma (Scarface) e Sissy Spacek (Crimes do Coração) como a protagonista titular. Volta e meia, o longa aparece em listas dos “melhores filmes de todos os tempos”.

Em Carrie: A Estranha, a protagonista Carrie White sofre com o bullying das colegas na escola e com os abusos da mãe – uma fanática cristã – em casa. Tudo muda quando a adolescente descobre ter poderes telecinéticos, e a partir daí, a trama culmina, literalmente, em um verdadeiro banho de sangue no baile de formatura.

It: A Coisa

Antes de chegar aos cinemas em 2017, com direção de Andy Muschietti (Mama), It: A Coisa (o maior livro de Stephen King) foi adaptado para a TV em uma minissérie de 2 capítulos. Lançada em 1990, a produção apostou bem mais no caráter camp do palhaço Pennywise do que em terror propriamente dito.

A adaptação cinematográfica do livro, por sua vez, é inegavelmente um filme de terror. Ambientado na cidade de Derry, que também é cenário de outras obras de Stephen King, It: A Coisa foca na luta de um grupo de adolescentes contra uma entidade terrível que assume a forma dos maiores medos de suas vítimas.

Louca Obsessão

Dirigido por Rob Reiner (Harry & Sally: Feitos Um Para o Outro), Louca Obsessão adapta para os cinemas o livro “Misery”, lançado por Stephen King em 1987. No filme, o escritor Paul Sheldon (vivido por James Caan, de O Poderoso Chefão) sofre um grave acidente de carro e, em seguida, é resgatado pela ex-enfermeira Annie Wilkes, sua maior fã.

Porém, enquanto Annie deixa o ídolo se recuperar em um chalé isolado, seu amor pelo escritor se transforma em uma terrível obsessão, principalmente quando ela descobre que o autor pretende matar um de seus personagens favoritos em um próximo livro. Por sua performance como Annie, Kathy Bates (American Horror Story) levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Cemitério Maldito

Assim como Carrie: A Estranha, o livro Cemitério Maldito tem duas adaptações cinematográficas. A primeira chegou aos cinemas em 1989, e a segunda, em 2019. Ambas ganharam o coração do público e dividiram a opinião da crítica especializada. Ou seja: vale a pena assistir às duas para concluir qual é a melhor.

As duas adaptações contam, basicamente, a mesma história. Em Cemitério Maldito, a família Creed enterra um gatinho falecido em um antigo cemitério. Após perturbar esse solo sagrado, a família passa a presenciar terríveis aparições sobrenaturais, relacionadas a um mal ancestral que não descansa até fazer novas vítimas.

O Nevoeiro

Baseado no livro homônimo de Stephen King, O Nevoeiro chegou aos cinemas em 2017. No lançamento original, o longa foi muito elogiado pelo público e pela crítica especializada, graças às ótimas performances do elenco – particularmente a de Marcia Gay Harden como uma terrível fanática religiosa – aos efeitos especiais e ao final surpreendente.

Final este que, vale lembrar, é muito diferente do desfecho original de O Nevoeiro. No filme, uma pequena cidade do Maine é envolta em uma misteriosa névoa que esconde sanguinários monstros lovecraftianos. Nesse cenário de completo caos e destruição, o protagonista David faz de tudo para manter o filho pequeno em segurança enquanto luta pela vida em um supermercado.

Um Sonho de Liberdade

Nem só de filmes de terror vivem as adaptações de Stephen King! O drama Um Sonho de Liberdade, por exemplo, representa a grande versatilidade do escritor. Sua adaptação chegou aos cinemas em 1994, com roteiro de Frank Darabont, da franquia Hora do Pesadelo e da série The Walking Dead.

Uma inesquecível história de luta e superação, Um Sonho de Liberdade acompanha a trajetória de Andy Dufresne, um banqueiro que é condenado à prisão perpétua por um crime que não cometeu. Mesmo sofrendo os piores abusos na cadeia, ele não perde a esperança da liberdade. Tim Robbins (The Brink) e Morgan Freeman (O Todo Poderosos) lideram o elenco.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.