Entenda

The Last of Us: Por que Abby quer matar Joel

Joel é o assassino do pai de Abby

The Last of Us: Por que Abby quer matar Joel

A série The Last of Us , baseada no jogo homônimo, retornou no último domingo (13) ao catálogo da Max. Como contamos nos artigos anteriores, o primeiro capítulo da segunda temporada, Dias Futuros, se passa cinco anos após a primeira e focou principalmente no relacionamento conturbado entre Joel e Ellie, que agora vivem em Jackson.

O episódio também analisa as consequências das ações de Joel no final da primeira temporada. Em um campo perto do hospital em Salt Lake City, Abby e os outros vagalumes sobreviventes aparecem enterrando seus mortos após o massacre de Joel. Com isso, Abby (Kaitlyn Dever) e seus companheiros partem para rastrear Joel e matá-lo. Mas há um motivo muito mais pessoal por trás dessa vingança de Abby, não é só pelo grupo como inteiro. Confira a seguir.

Joel matou o pai de Abby na 1ª temporada de The Last of Us

O motivo da vingança de Abby é porque Joel matou seu pai, Jerry. Lembre-se de que no final da 1ª temporada, Joel finalmente levou Ellie aos vagalumes. Eles confirmaram que poderiam, de fato, transformar a imunidade de Ellie em uma cura — mas a operação a mataria. Como já havia perdido a própria filha, Joel não deixaria isso acontecer novamente. Com isso, ele ficou furioso e matou todos os vagalumes que estavam no hospital, incluindo o pai de Abby, Jerry Anderson, que era o cirurgião.

Abby, ficou arrasada com a morte prematura do pai. Ela passou os quatro anos seguintes (cinco anos na série) concentrada em encontrar Joel e se vingar. Depois de descobrir que Tommy, o ex-irmão de Joel, membro dos vagalumes, fora visto pela última vez em um assentamento em Jackson, Abby e seus amigos fizeram uma excursão ao Wyoming para finalmente completar sua busca por vingança.

Abby não estava na primeira temporada de The Last of Us

Abby não apareceu na primeira temporada da série, mas ela estava perto do hospital no dia do massacre. Flashbacks no jogo The Last of Us Parte II revelam que, quando Joel e Ellie chegaram ao Hospital St. Mary, Abby e Jerry estavam em um parque próximo, ajudando uma zebra que escapou do mesmo zoológico que as girafas que Joel e Ellie viram. Owen saiu para resgatar Jerry, dizendo a ele que a garota imune havia sido encontrada.

Assim, Jerry voltou ao hospital, conversou com Marlene e tomou a difícil decisão de tirar uma vida para salvar milhões de outras. Outro flashback recorrente em 
The Last of Us Parte II revela que Abby estava armada e pronta para a ação durante o massacre de Joel, mas chegou tarde demais para salvar seu pai. Quando o encontrou, ele já estava morto. Como os trailers da segunda temporada indicam, parece que veremos esses flashbacks na série também.

Abby mata Joel no jogo?

Mata sim! Quando Abby fala sobre matar Joel na abertura da segunda temporada, ela quer ser extremamente cruel, matando-o lentamente e fazendo-o sofrer. Mas veremos se na série acontecerá na mesma intensidade que no jogo. O fato é que, em The Last os Us Parte II, Abby atrai Joel de volta para um chalé onde ela e seus amigos estão hospedados e atira na perna dele com uma espingarda. Em seguida, ordena que sua amiga Mel faça um torniquete na perna dele, porque ela não quer que ele sangre até a morte.

Por fim, Abby pega um taco de golfe e espanca Joel até a morte. Ela realmente pensava que fazendo isso iria se sentir melhor e que teria vingado seu pai. Mas o problema é que depois que ela faz isso, ela se sente vazia. Não resolveu nada a vingança. Esse é o ponto crucial da narrativa da segunda temporada de 
The Last of Us. Enquanto Ellie busca Abby para vingar Joel, ela aprenderá a mesma lição que Abby: a vingança não resolve tudo.

Os episódios da segunda temporada de The Last of Us serão lançados semanalmente aos domingos, às 22h, na Max. O último episódio está previsto para ir ao ar no dia 25 de maio.

Assista The Last of Us na Max.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.