O oitavo episódio de Demolidor: Renascido terminou com uma reviravolta que ninguém imaginava. No clímax de seu encerramento, a produção acaba revelando que a morte de Foggy Nelson foi encomendada por um personagem com papel significativo na série.
Após encerrar o arco de Muse até o momento, o episódio dessa semana deixou claro que há um vilão muito mais cruel e sanguinário do que o mercenário que buscava matar o herói. Além disso, o retorno de vilões como Benjamin Poindexter, também conhecido como Mercenário, trouxe os trágicos eventos dos primeiros episódios de volta à tona, com Matt recolhendo algumas pistas sobre a morte do amigo.
Isso o levou a descobrir que a morte de Foggy não foi um assassinato aleatório cometido por um louco furioso, mas um assassinato orquestrado a mando de um personagem central da série.
Um vilão ainda mais perigoso
No episódio 8, é revelado que Vanessa foi a arquiteta da morte de Foggy no início da série. Inicialmente, Matt — e todos os outros — presumiram que a fúria do Mercenário era resultado de sua loucura descontrolada, com o vilão buscando vingança contra Matt, Karen e Foggy por seu papel em derrotá-lo na 3ª temporada de Demolidor.
No entanto, Matt descobriu que isso não era verdade, graças a uma dica de sua velha amiga: Josie. No novo episódio, Matt retorna à casa de Josie depois de perceber que seus esforços centrados na lei são em vão. Lá, Josie insiste que ela, Matt e Cherry terminem uma taça de O’Melveny’s. O’Melveny’s é o uísque que Foggy e Matt criaram como tradição beber depois de vencer um caso, com Matt confuso sobre o motivo de Foggy estar fazendo isso na noite em que morreu.
Matt percebe que Foggy só estaria comemorando cedo se estivesse convencido, sem sombra de dúvida, de que venceria o caso, que estava ligado às ameaças que Benny recebeu. Mercenário foi contratado para mudar as coisas, matando Benny e silenciando Foggy.
Naturalmente, a suposição imediata de Matt é que Wilson Fisk foi quem contratou Mercenário para matar Foggy, mas um pequeno detalhe altera isso. Após ser alertada de que o Mercenário escapou da prisão, Vanessa diz a Wilson que tem algo a lhe dizer. Matt escuta e, após ouvir o coração dela acelerar, percebe que foi Vanessa quem assassinou Foggy, não Wilson. A revelação leva a um breve confronto em que Matt pergunta a Vanessa por que ela mandou matar Foggy, antes de ser interrompido por um Mercenário mais uma vez furioso.
Qual a razão para a morte de Foggy?
O episódio 8 termina antes que Matt consiga respostas de Vanessa, mas ele quer saber as mesmas coisas que nós: por que Vanessa ordenou que o Mercenário matasse o Foggy? A resposta está no cerne do caso de Foggy com seu cliente, Benny, que estava ligado a Red Hook de alguma forma, e antes da campanha aparentemente benevolente de Fisk para prefeito, era parte da infraestrutura do império criminoso dele e de Vanessa.
Para não deixar que revelações viessem à tona, Vanessa usou o Mercenário, que matou vários transeuntes como forma de encobrir os assassinatos de Benny e Foggy. Embora os detalhes gerais do caso sejam desconhecidos, parece um motivo tão bom quanto qualquer outro para Vanessa querer Foggy morto.
Demolidor: Renascido está disponível no Disney+.