Depois de 19 temporadas, Ellen Pompeo despediu-se do papel de Meredith em Grey’s Anatomy. Vamos ver, agora, como foi o episódio derradeiro da atriz como protagonista da longeva série.
A série fez questão de mandá-la embora em grande estilo quando Bailey (Chandra Wilson) e Richard (James Pickens Jr.) trouxeram uma surpresa para seu último dia.
Embora o programa fizesse questão de ter Meredith (Pompeo) dizendo: “Eu só vou para Boston e provavelmente estarei aqui na próxima semana“, Richard ainda marcou o momento declarando que: ‘Este lugar não será o mesmo sem você’.
Quando Meredith levantou o copo e deu uma última olhada em tantas das pessoas que foram sua família no hospital, havia uma pessoa desaparecida: Nick (Scott Speedman).
Durante todo o episódio, os dois estavam tendo dificuldades para descobrir o que esse movimento significaria para o futuro deles como um casal, ou até mesmo se há futuro para eles.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2023/02/grey-s-anatomy-ellen-pompeo-fare-1200x674.jpg)
Referências no episódio final de Meredith em Grey’s Anatomy
Houve uma cena em particular que os fãs de longa data de Grey’s Anatomy podem ter reconhecido como um retorno a um dos momentos mais icônicos de Meredith: seu discurso “escolha-me” para Derek (Patrick Dempsey) na segunda temporada da série.
Desta vez, após a cirurgia, ela e Nick tiveram uma discussão no mesmo local onde ela disse a Derek que o amava tanto que o deixaria comer o último pedaço de cheesecake.
Enquanto Nick lutava com a decisão de Meredith de se mudar para Boston, Meredith disse a ele que essa mudança é o que sua filha precisa, fazendo referência ao discurso que ela uma vez deu a Derek, Meredith então disse: “Eu quero você na minha vida se você quiser estar na minha vida. Mas se eu tiver que escolher, eu vou me escolher, eu escolho meus filhos, e eu escolho o que é melhor para nós, e eu não vou implorar para você me amar”.
No final, Nick ligou para Meredith quando ela embarcou no avião para Boston e confessou seu amor por ela. Mas ela simplesmente fingiu que ele estava terminando e disse a ele que ligaria para ele assim que eles se estabelecessem. Então, parece que, desta vez, ela realmente está escolhendo a si mesma (e sua família).
As referências não terminaram aí: embora a casa de Meredith tenha perdido seu sótão no incêndio, agora é a casa de três dos estagiários, continuando a tradição que Meredith, Izzie (Katherine Heigl) e George (T.R. Knight) estabeleceram anos atrás.
Temos, também, as palavras finais de Meredith no episódio, enquanto lia um livro para seus filhos. “O fim da minha história não é nenhum tipo de eternidade, porque eu ainda estou viva, ainda estou aqui, e o sol ainda nasce na minha vida.”
É um pouco exagerado, mas qualquer referência a “sol” neste show vai fazer os fãs pensarem em Cristina (Sandra Oh) dizendo a Meredith: “Ele não é o sol. Você é.”
No Brasil, Grey’s Anatomy está disponível na plataforma Star+.