A longa espera por The Winds of Winter ganhou um desdobramento inesperado — nos tribunais. O escritor George R. R. Martin, autor da saga que deu origem a Game of Thrones, está entre os vários autores que processam a OpenAI e a Microsoft por violação de direitos autorais. Nesta segunda-feira (27), o juiz distrital Sidney Stein, de Nova York, decidiu que o processo pode seguir adiante.
De acordo com a decisão, um esboço gerado pelo ChatGPT para um suposto novo livro de Game of Thrones, intitulado A Dance with Shadows, poderia ser considerado “substancialmente similar” às obras de Martin.
“Um júri razoável poderia concluir que os textos supostamente infratores são substancialmente semelhantes aos trabalhos dos autores”, escreveu Stein em seu parecer de 18 páginas.
O exemplo citado na ação mostra que os advogados pediram ao ChatGPT para criar um “esboço detalhado de uma sequência de A Clash of Kings diferente de A Storm of Swords”. A ferramenta respondeu prontamente, imaginando um novo enredo com elementos familiares ao universo criado por Martin — como uma herdeira Targaryen chamada Lady Elara, uma “seita rebelde dos Filhos da Floresta” e uma antiga forma de “magia ligada a dragões”.
Segundo o juiz, as semelhanças entre o material gerado e o mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo são suficientes para justificar uma análise jurídica mais aprofundada.

Tudo sobre O Cavaleiro dos Sete Reinos
O Cavaleiro dos Sete Reinos é a nova série derivada de Game of Thrones, baseada nas histórias de Dunk e Egg, de George R.R. Martin. O elenco conta com Peter Claffey, Dexter Sol Ansell, Finn Bennett, Bertie Carvel, Tanzyn Crawford, Daniel Ings e Sam Spruell.
Ambientada 90 anos antes dos acontecimentos de Game of Thrones, a prequela acompanha Dunk, um garoto humilde da Baixada das Pulgas, que enxerga na oportunidade de servir a um cavaleiro andante a chance de escapar da dura vida em Porto Real. Em suas andanças, ele conhece Egg, um menino de dez anos, que logo se torna seu escudeiro.
Juntos, eles viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Unidos pela estrada e pelas provações, os dois formam um laço profundo que resiste ao tempo – mesmo quando, no futuro, ambos assumem posições decisivas no destino dos Sete Reinos.

O que esperar
Os fãs de Game of Thrones esperam uma série com menos intrigas palacianas e mais coração, explorando a amizade, a honra e o sacrifício. Ainda assim, o DNA de Martin — com mortes inesperadas, dilemas éticos e tragédias anunciadas — deve permanecer intacto.
Com O Cavaleiro dos Sete Reinos, a HBO aposta em um novo tipo de fantasia medieval: menos sobre tronos e mais sobre pessoas.
O Cavaleiro dos Sete Reinos estreia em 18 de janeiro de 2026 na HBO e na HBO Max.

