
Delírio, nova série de drama colombiano da Netflix, acompanha a esposa de um professor chamada Augustina, que começa a delirar. A partir daí, o docente começa a investigar seu passado obscuro para reconstruir sua história e descobrir o que causou essa loucura. Com isso, ele desvenda segredos chocantes sobre Agustina e sua família disfuncional.
A história se desenvolve em uma narrativa dupla, que acompanha o presente e o passado de Agustina simultaneamente. Além disso, a trama explora vários temas sociopolíticos relevantes, como opressão cultural de gênero, tráfico de drogas e saúde mental. Apesar de se passar na década de 80, esses elementos conseguem transmitir realismo ao público moderno e contemporâneo.
Delírio é baseada em um romance de Laura Restrepo e traz temas sociopolíticos relevantes
Delírio não é uma história real, mas uma adaptação em live-action do romance homônimo de 2004 de Laura Restrepo, que tem a mesma história. Apesar da autora não participar da criação da série, ela deixou seu livro falar por si, ao permitir que sua adaptação cinematográfica oferecesse uma versão interligada e distinta da mesma história.
Um dos fatores que qualificam o romance Delírio vem da sua capacidade de abordar temas complexos por meio de uma narrativa intimista e dramática. A personagem Agustina vive experiências marcadas pela violência e pela misoginia, principalmente dentro de sua própria família. Sua história está ligada a questões como sexo, sexualidade feminina e o papel da mulher em um período opressivo.
O tema da loucura, que aparece com destaque na narrativa, também faz parte dessa discussão. Assim, o livro apresenta uma visão mais profunda e realista da violência doméstica, muitas vezes escondida da sociedade. Por isso, Agustina é uma personagem facilmente identificável e sua trajetória mostra de forma assustadora como o patriarcado controla a vida das mulheres.
Além disso, outros personagens, como o pai de Agustina, seu irmão Joaco e seu amor de adolescência Freddy, representam outro lado da sociedade. Por meio dessa trama secundária, a história aborda o tráfico de drogas, que cresceu muito na Colômbia nos anos 1980. Nessa época, vários cartéis ganharam destaque. Assim como a violência doméstica, o tráfico se manteve por muito tempo em segredo e negação.
Embora a produção trate bem esse tema, ele se destaca mesmo na forma como retrata o impacto do tráfico de drogas na vida das pessoas em Bogotá durante essa década. Mesmo sem focar em cartéis famosos, a série mostra com clareza como o crime afetou a sociedade. No fim, Delírio continua sendo uma obra de ficção, mas seus temas sociais e políticos dão à história um forte senso de realidade e verdade.
Delírio está disponível na Netflix.