O final de Coração de Ferro, cujo último bloco de capítulos estreou ontem (1º), apresentou Mephisto, um dos vilões mágicos mais poderosos de todos os tempos da Marvel que os fãs esperavam há quatro anos, desde quando começou as séries do MCU no Disney+.
A produção, que encerra a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), acompanha a trajetória de Riri Willians (Dominique Thorne), uma estudante do MIT que criou sua própria armadura inspirada no Homem de Ferro, chegando a ocupar o lugar do herói em algumas histórias.
As teorias sobre Mephisto começaram em WandaVision
A primeira série do MCU no streaming, WandaVision, foi lançada em 2021. A produção introduziu a bruxa Agatha Harkness e Wanda Maximoff como a Feiticeira Escarlate. Vendo pistas em tudo, desde 666s escondidos, moscas na parede e referências casuais a demônios, o fandom do MCU começou a especular que Mephisto apareceria trabalhando com Agatha, mas isso não aconteceu.
Outra teoria foi criada durante Agatha Desde Sempre (2024), com rumores de que o filho de Agatha poderia ter sido um “Agente de Mephisto”. No entanto, Mephisto não deu as caras nessa série também.
Mephisto estreia no MCU no episódio 6 de Coração de Ferro
Após uma longa espera e várias expectativas criadas pelos fãs, que foram frustradas, Mephisto fez sua estreia no MCU no episódio 6 de Coração de Ferro. Embora a série faça referências a Dormammu da Dimensão Sombria, o vilão que deu o capuz a Parker nos quadrinhos, Mephisto é revelado como o verdadeiro benfeitor do Capuz no MCU. Interpretado por Sacha Baron Cohen, Mephisto é um empresário aparentemente tranquilo, bem-vestido e com sotaques alternados entre o britânico e o americano.
Mephisto está interessado em apenas algo que Parker e Riri “não sentirão falta”. Após prometer riquezas e poder a Parker, o vilão faz uma acordo com Riri após Parker não cumprir e perder o capuz, prometendo a Riri que trará sua amiga Natalie de volta dos mortos. Riri é mostrada com as mesmas rachaduras pretas crescentes no braço que o capuz de Parker tinha nas costas.
Durante seus encontros com Parker e Riri, Mephisto faz referências a seus outros clientes notáveis, incluindo os 100 mais ricos da Forbes e até mesmo Ringo Starr, dos Beatles. Se isso é verdade ou não, não faz diferença, mas ajuda a confirmar que o vilão vem fazendo acordos com mortais há anos. Sendo assim, a libertação da sua poderosa magia negra depende de os mortais aceitarem primeiro seus contratos.
Qual a importância da inserção de Mephisto ao MCU?
Mephisto foi criado 1968 por Stan Lee e John Buscema, inspirado no demônio Mefistófeles do folclore alemão e da lenda fáustica. Ele rapidamente se tornou uma ameaça para muitos heróis. Hoje, nos quadrinhos, ele é apresentado como um poderoso “lorde demoníaco”, que sela pactos com humanos em troca de suas almas e se diverte ao explorar os medos mais profundos das pessoas – especialmente o temor de que ele seja o próprio Diabo.
Ele foi capaz de outra façanha terrível, ao aprisionar a alma da mãe do Doutor Destino em seus domínios e obrigá-lo a estudar magia para libertá-la. Foi Mephisto também que fez o infame acordo com o Homem-Aranha para salvar sua tia May, que estava morrendo, apagando o casamento de Peter Parker com Mary Jane Watson e reiniciando grande parte de sua história no Universo Marvel.
Com seus planos maquiavélicos, Mephisto tem potencial para se tornar um grande vilão do MCU. Sendo assim, Sacha Baron Cohen como Mephisto promete ser tão grande quanto o Thanos e pode até rivalizar com ele, além de abrir espaço para o lado sobrenatural do Universo Marvel. Vale destacar que o Doutor Destino (Robert Downey Jr.), previsto para aparecer em Vingadores: Doomsday e Guerras Secretas, é outra adição empolgante ao MCU.
Depois de Coração de Ferro, onde Mephisto pode aparecer em seguida no MCU?
A verdade é que Mephisto encaixaria perfeitamente em qualquer outra produção da Marvel a partir de agora se quisesse. Depende com quem ele queira fazer esse acordo. O palpite é que a próxima aparição seja em Homem-Aranha: Um Novo Dia. Isso porque o título lembra a história dos quadrinhos chamada Um Novo Dia, que aconteceu logo após um dos momentos mais controversos do herói: o acordo que ele fez com Mephisto em Um Dia a Mais para salvar a vida da Tia May, que citamos anteriormente.
A estreia de Mephisto no MCU trouxe de volta um ente querido falecido para Riri. Assim, o acordo com a Coração de Ferro coloca Mephisto como um vilão para os Jovens Vingadores/Campeões. Há uma história nos quadrinhos em que o vilão faz acordo com jovens heróis. Seu filho, Coração Negro, chega até possuir Riri em algum momento, uma ideia que poderia ser facilmente adaptada para o MCU, agora que Riri é uma das clientes de Mephisto.
Mephisto pode aparecer também em um filme focado nos Filhos da Meia-Noite, rumores indicam que ele já está em desenvolvimento. Se isso for verdade, ele seria o vilão perfeito, podendo enfrentar personagens como Doutor Estranho, Cavaleiro da Lua, Motoqueiro Fantasma, Blade e outros membros que podem formar a equipe sobrenatural de heróis do MCU.
Por outro lado, é possível também que a Marvel resolva continuar a história de Mephisto depois do fim da Saga do Multiverso.
Coração de Ferro está disponível no Disney+.