Atenção: Este artigo contém spoilers de Hotel Reverie, terceiro episódio da 7ª temporada de Black Mirror!
A 7ª temporada de Black Mirror chegou hoje (10) ao catálogo da Netflix e seus episódios já estão sendo bastante comentados. Se você assistiu ao episódio 3, Hotel Reverie, e quer mais explicações sobre ele, está no lugar certo.
O episódio acompanha a atriz Brandy Friday (Issa Rae) enquanto ela recebe a oportunidade única de estrelar um dos maiores filmes clássicos de todos os tempos. Para sua sorte, a chefe do estúdio Judith Keyworth (Harriet Walter), com dificuldades financeiras, concordou em usar o software Redream, que insere estrelas modernas em filmes do passado para remakes interativos, em um esforço para revitalizar sua decadente Keyworth Pictures.
Brandy aproveita a oportunidade de estrelar uma nova versão de seu filme favorito, Hotel Reverie, no papel da heroína de gênero trocado Alex Palmer. O filme também conta com sua atriz favorita, Dorothy Chambers (Emma Corrin), no papel de Clara, seu interesse amoroso. Depois de participar de uma versão imersiva do filme de 1949, gerada por IA, Brandy descobre que manter a história original é mais fácil na teoria do que na prática.
O projeto sai dos trilhos quando Brandy perde uma deixa importante, o que cria um grande buraco na trama que ela precisa corrigir para acionar os créditos finais ou correr o risco de ficar presa naquela realidade alternativa para sempre.
E quando as coisas estavam começando a voltar aos trilhos, um engenheiro derrama seu café em um servidor de computador, tirando o Redream do ar com Brandy ainda dentro. Embora o programa volte a funcionar em minutos, meses se passaram para Brandy e Dorothy em Hotel Reverie, e elas se apaixonaram.
Em entrevista a Radio Times, a atriz Emma Corrin explicou sobre o episódio e do que ele se trata: “No fundo, são dois humanos e duas almas humanas que encontram conexão nessa espécie de existência de limbo completo, que é real e irreal… ainda assim, o que eles sentem é incrivelmente real”.
“E talvez seja uma espécie de mensagem de que não importa como você se conecta, simplesmente, está sempre lá fora, sempre há a possibilidade de se conectar com alguém”, completa.
Como termina Hotel Reverie?
Durante a cena culminante do filme, Clara atira e mata o marido — um desvio grave da história original — e é mortalmente ferida após abrir fogo contra um detetive. Enquanto Clara morre nos braços de Brandy, Brandy, relutante em deixar Dorothy para trás após o término do filme, luta para dizer sua última fala. Mas ela finalmente pronuncia as palavras que a libertam da simulação e acorda no mundo real, ainda se recuperando do que acabou de acontecer.
A próxima coisa que vemos é o novo trailer oficial do reboot de Hotel Reverie, completo com clipes de Brandy e Clara. Ele se afasta e revela que faz parte de uma matéria do The Hollywood Reporter, afirmando que o filme foi um sucesso no serviço de streaming StreamBerry.
Embora devesse estar feliz, Brandy claramente ainda está se recuperando da experiência. Ao voltar para casa – que por acaso fica na Junipero Drive – depois de uma noite fora, ela encontra um pacote endereçado a ela por Kimmy contendo um telefone de disco que lhe permite falar com Dorothy, a atriz que interpretou Clara, sempre que quiser.
A cena final é quando Dorothy atende e as duas conversam, com Dorothy comentando que ela tem “todo o tempo do mundo” para descobrir mais sobre Brandy.
Corrin, que interpreta Dorothy, falou sobre a cena final: “Acho que o fato de elas se comunicarem ainda meio que… anda de mãos dadas com o que eu estava dizendo sobre, tipo, não importa a forma como você tem conexão humana, tipo, isso obviamente não é o que ambas queriam no final, ou o que elas sonhariam em ter, mas ainda é esse elo entre essas duas pessoas”.
Com o casal se reencontrando por telefone, será que este seria o início de um novo romance? “Brandy quase quis ficar naquele mundo”, observa Brooker, o criador da série. “A questão do que acontecerá a seguir é incerta, porque mostramos que existe a possibilidade de entrar lá, e quem pode dizer que eles se limitaram a isso?”
Assista a 7ª temporada de Black Mirror na Netflix.