Representatividade

Atriz revela como It: Bem-Vindos a Derry corrige parte polêmica dos filmes

Kimberly Guerrero elogia representatividade indígena inédita na nova série da HBO

Bill Skarsgård em It: A Coisa
Bill Skarsgård em It: A Coisa

A atriz Kimberly Guerrero, uma das estrelas de It: Bem-vindos a Derry, elogiou um dos principais diferenciais da nova série da HBO, que serve como prelúdio dos filmes It: A Coisa (2017) e It: Capítulo 2 (2019).

Em entrevista à revista Parade, Guerrero, que interpreta Rose, celebrou o destaque dado à representatividade indígena na trama — algo que, segundo ela, os filmes deixaram de lado.

“É uma honra e uma responsabilidade”, afirmou. “Trazer o folclore indígena, a história real, pessoas reais… mostrar que elas estavam lá, que amaram e sofreram… isso é poderoso.”

De acordo com informações iniciais, a personagem Rose estará profundamente ligada à mitologia nativo-americana que permeia a história de Derry, embora ainda não se saiba exatamente como ela se conecta ao retorno de Pennywise.

A presença de personagens e atores indígenas marca a primeira vez que a franquia It aborda de forma direta essa representatividade. Embora os filmes anteriores não tenham sido criticados especificamente por isso, eles receberam comentários negativos sobre a forma como o personagem Mike Hanlon — um dos poucos personagens negros da saga — foi retratado.

IT: Bem-vindos a Derry
IT: Bem-vindos a Derry

Sobre a série

Baseada na clássica obra de Stephen King, It: Bem-vindos a Derry se passa em 1962, antes dos eventos do filme original, e mergulha na história do palhaço e da cidade de Derry, na qual um grupo de sete amigos começa a testemunhar eventos sobrenaturais. Alguns especulam que se trata de uma múmia, outros alegam que viram um palhaço. Até que eles descobrem que estavam vendo a mesma coisa: uma entidade maligna que pode assumir diversas formas, o Pennywise, e que está por trás de desaparecimentos históricos na cidade.

Bill Skarsgård retorna como Pennywise.

Madeleine Stowe (Revenge), Stephen Rider (Demolidor), Taylour Paige, Jovan Adepo, Chris Chalk e James Remar também estão no elenco.

Jason Fuchs (Mulher-Maravilha) e Brad Caleb Kane (Tokyo Vice) são os showrunners, junto com Andy Muschietti, diretor dos filmes It: A Coisa e It: Capítulo 2. Muschietti dirige vários episódios da série e escreve o primeiro.

Os filmes de It: A Coisa foram grandes sucessos de bilheteria, com o primeiro filme, lançado em 2017, tendo faturado US$ 700 milhões pelo mundo, e o segundo, de 2019, arrecadado US$ 743 milhões.

It: Bem-vindos a Derry está disponível na HBO Max, com novos episódios sendo lançados aos domingos.