Gillian Anderson, de The Crown, avaliou a precisão em torno da representação da família real na série da Netflix.
O secretário de cultura, Oliver Dowden, gerou debate entre os espectadores da série por declarar publicamente que o programa deveria vir com uma isenção de responsabilidade, alertando que os eventos são uma “obra de ficção, não um fato”.
No entanto, a Netflix recusou o pedido, dizendo que não sentiam “nenhuma necessidade” de que o programa, baseado em eventos históricos, deveria vir com um aviso.
Agora, Gillian – que interpretou Margaret Thatcher na série – seguiu o exemplo e descartou a indignação como “drama por drama”.
Em declarações à revista InStyle, Gillian (que também faz parte do elenco de Sex Education) disse: “É muito óbvio que estamos fazendo uma série e que são personagens baseados em pessoas da vida real.”
“Para mim, parecia apenas drama por drama. Mas eu entendo que há muitas pessoas investidas.”
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2021/02/PRI_181915928.png)
Em defesa da série
“Há muitas coisas que poderiam ter sido escritas – mas não foram -, isso é muito pior do que o que acabou na série”, a estrela de Sex Education continuou.
“Tem havido gentileza estendida em certas áreas onde não precisava ser.”
Seu sentimento foi ecoado por outros membros do elenco, incluindo Josh O’Connor, que interpretou o Príncipe Charles nas temporadas três e quatro.
Em declarações ao LA Times, o ator de The Crown explicou: “A minha opinião pessoal é que o público compreende.”
“Você tem que mostrar a eles o respeito e entender que eles são inteligentes o suficiente para ver o que realmente é, o que é pura ficção.”
Recentemente, Gillian foi indicada ao Globo de Ouro por interpretar Thatcher, que ficou conhecida como a Dama de Ferro.
A quinta temporada do seriado está atualmente em pré-produção, com todo o elenco sendo alterado conforme ocorre um salto no tempo.
Acredita-se que o papel de Thatcher não aparecerá, já que ela deixou sua posição como Primeira-Ministra no final da temporada, ambientada em 1990.
The Crown já está disponível na Netflix.