Má fase

Após Monstro, Charlie Hunnam aposta em novo papel para quebrar ciclo de fracassos

Ator busca redenção na TV com a série Criminal, após 11 anos de projetos mal recebidos

Charlie Hunnam em Monstro: A História de Ed Gein
Charlie Hunnam em Monstro: A História de Ed Gein

Monstro: A História de Ed Gein foi, sem dúvida, o maior projeto de Charlie Hunnam nos últimos anos, mas suas reações mistas tornam mais importante do que nunca que o ator encerre sua sequência de 11 anos de desempenho fraco na TV. Após liderar Sons of Anarchy por todas as sete temporadas, parecia que o enorme sucesso da série faria maravilhas para sua carreira.

Além de o drama criminal ter sido um grande sucesso, Hunnam se destacou como Jax, o que fez com que não fosse surpresa ele receber algumas grandes oportunidades. Ele conseguiu um dos maiores papéis de sua carreira com Círculo de Fogo (Pacific Rim), pouco antes do fim da série de motoqueiros, enquanto Magnatas do Crime (The Gentlemen) se tornou, provavelmente, o melhor filme da carreira de Charlie Hunnam graças à sua atuação excepcional.

Embora ele tenha se adaptado bem ao cinema e demonstrado versatilidade, as coisas não têm sido tão fáceis em seus projetos televisivos desde Sons of Anarchy. As críticas decepcionantes a Monstro: A História de Ed Gein deram continuidade a uma tendência preocupante no Rotten Tomatoes (maior agregador de críticas da internet) para o britânico, o que coloca ainda mais pressão sobre sua próxima série da Prime Video.

Charlie Hunnam em Sons of Anarchy
Charlie Hunnam em Sons of Anarchy

Séries de Hunnam após Sons of Anarchy têm notas “podres” no Rotten Tomatoes

Apesar de ter poucos trabalhos, a carreira televisiva de Charlie Hunnam enfrentou dificuldades após o fim de Sons of Anarchy. Com sucessos como Queer as Folk e Green Street em seu currículo, era quase inevitável que Sons of Anarchy se tornasse um thriller criminal obrigatório, já que a jornada brutal e implacável de Jax continua sendo o papel mais reconhecível do ator até hoje.

Interpretar esse protagonista complexo ano após ano parecia ser a preparação ideal para uma sequência de sucessos na TV, mas Hunnam se manteve afastado da telinha por quase uma década após o episódio final de SOA. Infelizmente, seu retorno tão aguardado dividiu o público e a crítica, com Shantaram, de 2022, recebendo avaliações polarizadas.

Embora o público tenha se mostrado mais favorável à série da Apple TV+ no Rotten Tomatoes, como evidencia a nota de 86%, ela só alcançou 57% no Tomatometer (a média das críticas profissionais). Agora, Monstro: A História de Ed Gein seguiu o mesmo caminho, com uma nota desastrosa de 20%, e até os espectadores estão pouco convencidos com a produção da Netflix, como mostra a avaliação de 53% no Popcornmeter.

Infelizmente, isso significa que Hunnam não tem um sucesso indiscutível na TV há mais de uma década, pelo menos segundo o Rotten Tomatoes. No entanto, dado o quão boa foi Sons of Anarchy, ainda há esperança para o próximo projeto do ator, especialmente porque ele está voltando ao gênero criminal sombrio que funcionou tão bem para ele.

Charlie Hunnam
Charlie Hunnam

A pressão para recuperar seu sucesso

Apesar da recepção morna à terceira temporada de Monstro, Charlie Hunnam tem uma chance rápida de redenção com a vindoura Criminal, da Prime Video. Baseada na série de quadrinhos de mesmo nome, Criminal parece pronta para adaptar fielmente seu material de origem, que explora o submundo do crime e as vidas frequentemente brutais desses fora-da-lei.

Cada volume acompanha personagens diferentes, embora rostos familiares reapareçam ao longo da série, já que a história se estende por duas gerações. Embora boa parte da trama se concentre em ladrões profissionais, também há traficantes de drogas e assassinos de aluguel envolvidos, criando um universo realmente cativante que deve funcionar muito bem como adaptação para TV.

Criminal ainda não tem data de lançamento, mas as filmagens do projeto terminaram em algum momento de 2024, o que significa que a estreia deve ocorrer em breve.

Dado o enorme potencial dessa versão em live-action, Criminal pode compensar as oportunidades perdidas de Charlie Hunnam na TV, já que não há dúvidas de que ele tem as habilidades e a experiência para sustentar um universo sombrio como esse. Com nomes como Emilia Clarke, Adria Arjona e Michael Mando também no elenco, o céu é o limite para esse lançamento promissor.

Ainda assim, agora é fundamental, do ponto de vista de Hunnam, que a série atenda às expectativas e entregue em todos os aspectos após duas produções consecutivas mal avaliadas. Se Criminal entrar nessa mesma categoria, isso definitivamente prejudicaria a reputação do astro de Sons of Anarchy, o que seria uma pena, dado seu sucesso anterior.