A Netflix lançou ontem (15) um documentário sobre os bastidores da peça de teatro londrina Stranger Things: The First Shadow, que é uma prequela da série de sucesso. Ambientada principalmente no final da década de 1950, a peça retrata a vida em Hawkins, Indiana, décadas antes de Will Byers e seus amigos conhecerem Onze e o Mundo Invertido. Embora os irmãos Duffer não sejam responsáveis pelo roteiro da produção teatral, grande parte das ideias da história surgiram deles.
Stranger Things, que atualmente conta com 4 temporadas, tem muitos mistérios que ainda não foram abordados. Embora Stranger Things: The First Shadow não responda a todos eles, a prequela aborda algumas questões importantes e apresenta algumas revelações importantes sobre Hawkins, seus moradores e
a linha do tempo do Mundo Invertido. Confira a seguir.
6 – O trabalho policial sempre foi a vocação de Hopper
Hopper é o chefe de polícia de Hawkins, cujo pai também era policial. Isso é revelado por The First Shadow, que mostra também o relacionamento tenso entre ambos. Embora precise de um treinamento melhor, é inegável que Hopper tem vocação natural para a função. Com isso, no final da peça, ele começa a trabalhar para o seu pai, o xerife de Hawkins, mas faz uma pausa para servir no exército.
5 – Joyce tinha uma veia criativa
Desde jovem, a futura mãe de Jonathan e Will Byers queria sair de Hawkins. Stranger Things: The First Shadow mostra as tentativas dela para conseguir isso, inclusive o fato de ela ter dirigido a peça da escola para conseguir uma bolsa de estudos. Mas ela teve suas ambições frustradas e um dos fatores que podem explicar isso pode ser seu relacionamento tóxico e seu eventual casamento com seu namorado de infância e pai de seus filhos, Lonnie Byers.
4 – Victor Creel tinha TEPT (transtorno de estresse pós-traumático)
Durante uma sequência em The First Shadow, Victor Creel fica nervoso, o que o leva a perder o controle de seus poderes e começa a causar danos ao ambiente. Em seguida, Joyce e seus amigos chegam à casa dos Creel e o encontram em meio a um flashback de seu serviço durante a Segunda Guerra Mundial. Com isso, eles presumem incorretamente, que os acontecimentos sobrenaturais são obra dele. O fato é que essa conclusão precipitada de Joyce, Hopper e Bob Newby não é repassada para a polícia, mas incrimina Creel aos olhos deles.
3 – Bob Newby tem uma irmã
Inédita e criada especialmente para The First Shadow, Patty Newby desempenha um papel importante na peça, que mostra não só ela interagindo com o irmão, mas também tentando conectar-se com o problemático Henry Creel. Assim, os dois criam um vínculo, pois se sentem excluídos, o que permite que Henry se abra com Patty sobre suas habilidades. Ela aproveita para dizer para Henry que deseja encontrar sua mãe biológica e ele a ajuda com seus poderes.
Apesar de conseguir encontrar a mãe de Patty, que trabalha como cantora em uma boate, os poderes de Henry saem do controle e causam ferimentos em quem está por perto. No final da peça, Patty consegue, finalmente, reencontrar sua mãe biológica e sobrevive aos eventos de Stranger Things: The First Shadow, o que significa que não há razão para que ela não possa aparecer na 5ª temporada de Stranger Things.
2 – O pai do Dr. Brenner foi para o mundo invertido
Durante uma conversa entre o Dr. Brenner e Henry Creel em The First Shadow, Brenner revela que seu pai estava a bordo de uma nave militar que ficou brevemente invisível. Quando Brenner visitou seu pai ao retornar, ele contou ao filho os horrores que passou durante seu tempo no Mundo Invertido.
Assim, se iniciou o fascínio do Dr. Brenner pelo sobrenatural, o que o levou a procurar crianças como Henry para investigar suas habilidades. Apesar do Dr. Brenner ajudar Henry, já que os poderes deste último causam estragos entre os moradores de Hawkins, a orientação de Brenner não impede Henry de machucar as pessoas.
1 – Henry Creel tem um tipo sanguíneo único
Os espectadores de Stranger Things sabem que Onze não é a única que tinha poderes sobrenaturais, já que a série revelou outros 10 indivíduos que a precederam. Henry Creel é um deles e o Dr. Breener descobre que ele tem um tipo sanguíneo incomum que não consta em nenhum registro, o que não fica claro se isso é um sintoma ou a causa das habilidades que ele possui.
A questão é esclarecida perto do final da peça, quando Brenner revela ter administrado uma transfusão em 10 crianças usando o sangue de Henry. É assim que as dez crianças, receptores do sangue, incluindo Onze, ganharam os mesmos poderes de Henry. O sangue especial do menino que se torna Vecna explica como Henry Creel adquiriu seus poderes.
Assista Stranger Things e o documentário The First Shadow na Netflix.