Entenda

Referência em Os Anéis de Poder revela verdadeiro objetivo do vilão

O Fogo Secreto citado no episódio 6 é mais importante do que você imagina

Joseph Mawle como Adar
Joseph Mawle como Adar

Um easter egg em Os Anéis de Poder pode ser mais importante do que parece, especialmente sobre os objetivos do maior vilão da Terra-Média, Morgoth.

A série é recheada de referência à mitologia de J.R.R. Tolkien, mas no episódio 6 recebemos uma das mais importantes, quando o Adar relembra Galadriel de um fato importante sobre sua raça: “Nós somos criações de Um, mestre do Fogo Secreto, igual à você.”

Quando o Elfo corrompido menciona o Um, ele está se referindo ao deus do universo Tolkien e criador da Terra Média, Eru Ilúvitar. Essa referência por si só já é uma raridade em adaptações de O Senhor dos Anéis, mas o Fogo Secreto da fala de Adar é ainda mais obscuro na mitologia.

Como é de se esperar, o Fogo Secreto não é conhecido pela maior parte dos habitantes da Terra-Média, e sua natureza é extremamente vaga. Tudo que Tolkien realmente explica sobre esse Fogo é que Ilúvitar o dominou, e esse poder foi responsável pela existência de vida senciente na mitologia desse universo.

Como o Fogo Secreto revela o objetivo de Morgoth?

Mesmo sendo raramente mencionado nas obras mais populares de Tolkien, o Fogo Secreto é importante para para entendermos os objetivos de Morgoth, porquê ele se tornou um vilão e até os motivos do mal existir na Terra-Média.

Morgoth não era mau inicialmente, ele começou como um dos Valar de Eru Ilúvitar. Sua queda começou quando o personagem começou a vagar pelo vazio, buscando o Fogo Secreto, impaciente com Ilúvitar e querendo trazer seus próprios seres para a existência.

Morgoth nunca encontra a fonte sagrada de toda vida, o que o deixa ainda mais perturbado, e deixa seus desejos de criação incompletos.

O desejo de compartilhar do poder de Ilúvitar tornou Morgoth uma presença negativa entre os Valar, então quando todos cantavam a Música dos Ainur para criar o mundo da Terra-Média, o vilão inseriu seus próprios versos na canção, levando trevas para aquela terra.

O Valar caído queria o poder do Fogo Secreto para dominar aquele novo reino e criar criaturas das travas como Orcs, Balrogs e Dragões, todos sem ligação à Ilúvitar. Portanto, o Fogo Secreto citado no episódio marca o começo da jornada de todo o mal da Terra-Média.

O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder tem episódios novos toda sexta-feira na Amazon Prime Video.

 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.