Alerta de spoilers
Um dos aspectos que deixaram os fãs perplexos com o final de Game of Thrones foi o fato da série ter terminado com um conflito entre humanos e não contra os caminhantes brancos. O Senhor dos Anéis já havia entregado isso previamente.
George R. R. Martin, como aponta o ScreenRant, já teceu muitos elogios à obra de J.R.R. Tolkien, que obviamente inspirou As Crônicas de Gelo e Fogo. O autor já disse, em entrevista à Forbes, que gostaria de terminar a própria história como O Senhor dos Anéis acabou.
“Não é nenhum segredo que Tolkien tem sido uma grande influência para mim, e eu amo o jeito que ele terminou O Senhor dos Anéis. Termina com vitória, mas é uma vitória agridoce. Frodo nunca mais está completo e vai embora para as Terras Imortais, e as outras pessoas vivem suas vidas. E a limpeza do Condado — um trabalho brilhante, que eu não entendia quando tinha 13 anos: ‘Por que isso está aqui? A história acabou?” Mas cada vez que a leio, entendo cada vez mais o brilho desse segmento. Tudo o que posso dizer é que esse é o tipo de tom que estarei buscando. Se eu conseguir ou não, caberá a pessoas como você e meus leitores julgarem”.
Ao contrário dos filmes, depois de Sauron ter sido derrotado, os hobbits retornam ao Condado para descobrir que ele foi dominado por Saruman. Eles derrotam o mago e recuperam a Terra natal, somente depois disso Frodo vai embora.
Dessa forma, o último inimigo é um homem e não o senhor do escuro. Sim, Saruman não é exatamente um homem, mas trata-se de algo em escala bem menor.
É exatamente isso que vemos em Game of Thrones, embora não seja tão bem executado. Como George R.R. Martin contou sobre o fim dos livros para os criadores da série, pode ser que vejamos algo parecido nos livros.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2021/08/o-senhor-dos-aneis-1200x900-1.jpg)
Ator admite que Game of Thrones ofendeu muitos fãs
Game of Thrones chegou ao fim em 2019 com um final que gerou muitas críticas entre os espectadores. Ao Sunday Times, o ator Peter Dinklage, de Tyrion, refletiu sobre os comentários e admite que a adaptação “ofendeu” muitos fãs.
Inicialmente, o ator tentou evitar os comentários dos fãs de Game of Thrones. Mas, aos poucos, passou a lidar com as críticas.
Peter Dinklage afirmou entender muitas das reclamações. Além disso, o Tyrion de Game of Thrones sabe que muitos espectadores têm um grande conhecimento sobre a franquia.
“Eles têm um conhecimento profundo. Alguns tinham uma versão já na própria cabeça, então fomos criticados desde o início. Então, no fim, eles nos criticaram de novo. Alguns ficaram bravos porque não queriam que fôssemos embora. Mas, se você tentar apelar para todos, você está fazendo algo errado. E nós ofendemos muitas pessoas”, concluiu o ator.
Antes, ao New York Times, Dinklage pediu para que os fãs superassem o final de Game of Thrones.
“Eles queriam que tivéssemos um final feliz rumo ao pôr do sol. Aliás, é ficção. Tem dragões nisso. Superem”, pediu antes o astro.
Game of Thrones está disponível no HBO Max.