Em 2022, a Netflix vive um dos anos mais difíceis de sua história. Sofrendo com a perda constante de assinantes, greves de equipes de produção e a enorme concorrência de outras plataformas, o streaming planeja tomar uma decisão drástica, que tem tudo para sair pela culatra: a inclusão de propagandas em filmes e séries.
Reed Hastings, o CEO da Netflix, já havia garantido que propagandas e anúncios nunca fariam parte do modelo de negócios da Netflix.
“Nenhuma propaganda será colocada na Netflix. Ponto final. Nós incluímos apenas trailers relevantes e outros conteúdos que vocês podem gostar”, comentou o executivo em uma postagem do Facebook, em 2015.
Mas dado o grande prejuízo sofrido pela plataforma nos últimos meses, Hastings parece ter mudado de ideia. Veja abaixo tudo que já sabemos sobre essa história.
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2021/04/netflixlogo-1200x675.jpg)
Netflix terá propagandas em 2022?
Segundo uma matéria do jornal The New York Times, o plano da Netflix para recuperar o dinheiro perdido em 2021 é o seguinte: a inclusão de propagandas em planos mais baratos.
Ou seja: os assinantes poderão pagar um preço menor pela assinatura, mas terão que assistir anúncios entre filmes e séries.
“Quem acompanha a trajetória da Netflix sabe que eu sempre estive contra a complexidade dos anúncios, já que sou um grande fã da simplicidade das assinaturas”, comentou o executivo em uma reunião sobre os lucros da companhia.
Reed Hastings afirma que o novo modelo não vai prejudicar os assinantes da plataforma, mas sim aumentar a liberdade dos clientes.
“Permitir que os consumidores que gostariam de ter um preço mais baixo, e são tolerantes à publicidade, consigam o que querem, faz muito sentido”, explicou o CEO.
Só nos primeiros três meses de 2022, a Netflix perdeu mais de 200 mil seguidores, segundo o The New York Times.
Em uma carta aos assinantes, a plataforma afirma que a perda de seguidores é ocasionada pela concorrência de outras plataformas, pela inflação e pelo compartilhamento de contas.
Mas essa não é a opinião dos espectadores. Segundo comentários das redes sociais, a debandada dos assinantes da Netflix tem um motivo bem diferente: o aumento dos preços de assinatura e a diminuição da qualidade do catálogo.
Para muita gente, a inclusão de propagandas na plataforma seria a gota d’água.
“Olá, Netflix. Sou um assinante da plataforma desde 2006. Se vocês colocarem comerciais, tô fora!”, comentou um espectador no Twitter.
A opinião foi ecoada por inúmeros assinantes da plataforma – todos afirmam que vão cancelar a assinatura se a Netflix colocar propagandas ou anúncios.
É importante citar que a inclusão de propagandas na Netflix (pelo menos por enquanto) é apenas uma possibilidade.
Mesmo sugerida pelo CEO da plataforma, a mudança ainda não tem previsão de lançamento ou garantia de implementação.