Exibida entre 2005 e 2020, Criminal Minds se tornou uma das séries criminais mais populares de todos os tempos. A produção chegou ao fim há cerca de 3 anos, e logo após o desfecho, começaram as especulações sobre um potencial revival – que foi confirmado em 2021.
Batizado de Criminal Minds: Evolution, o revival lançou sua 1ª temporada entre o final de 2022 e o início deste ano.
Logo depois, a série foi renovada para uma 2ª temporada, que ainda não tem data de estreia. Uma boa parte do elenco original retorna no revival.
Enquanto a 2ª temporada de Criminal Minds: Evolution não estreia; confira abaixo 7 fatos sobre a série que chocam até mesmo os fãs mais assíduos! (via Looper)
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Captura-de-tela-2023-03-13-172603.jpg)
Elenco de Criminal Minds se dá bem na vida real?
Como citamos anteriormente, Criminal Minds chegou ao fim em 2023. Mesmo antes da confirmação do revival Evolution, o elenco da produção fez o possível para manter a grande amizade desenvolvida durante as gravações do projeto.
O desfecho da série aconteceu em meio à pandemia de Covid-19, e por isso, o elenco não pôde se encontrar pessoalmente. Segundo Joe Mantegna, os atores não demoraram a criar um grupo de mensagens para interagir mesmo após o fim de Criminal Minds.
Revival de Criminal Minds não teria subtítulo
Batizado de “Evolution” (Evolução), o revival de Criminal Minds atingiu em cheio a nostalgia dos fãs da série. Originalmente, porém, a continuação não teria esse subtítulo. De acordo com a showrunner Erica Messer, o revival seria apenas a 16ª temporada de Criminal Minds, sem qualquer diferenciação.
“O novo título veio naturalmente enquanto escrevíamos o roteiro da 16ª temporada. É uma boa maneira de distinguir os novos episódios de tudo que veio antes. A série mudou muito, mas não ficou irreconhecível”, disse a produtora.
Zach Gilford quase interpretou Spencer
Na trama de Criminal Minds, o ator americano Zach Gilford interpreta Elias Volt. Mais conhecido como Sicario, o serial killer é famoso por criar uma rede de assassinos que se espalhou por todas as regiões dos Estados Unidos.
O ator dá um show como o personagem, mas o que muitos fãs não sabem é que, originalmente, Gilford queria interpretar Spencer Reid. O ator chegou a fazer um teste de câmera para o personagem, mas no final das contas, o papel acabou ficando com Matthew Gray Gubler.
Final de Evolution foi um grande segredo
Em uma entrevista à imprensa, AJ Cook – a intérprete de Jennifer ‘JJ’ Jareau – explicou como o time de Criminal Minds: Evolution trabalhou para manter em completo segredo o final da 1ª temporada. Nem mesmo os atores sabiam como a trama chegaria ao fim!
“Parte de mim só soube o que iria acontecer assistindo ao episódio! Eu realmente não sabia, já que tínhamos vários finais diferentes”, explicou a atriz. O esforço da equipe de Evolution deu resultado: o desfecho da 1ª temporada foi um grande sucesso de público e crítica.
Criminal Minds é assunto de família
Em Criminal Minds: Evolution, o personagem de Zach Gilford esconde seus instintos assassinos sob uma fachada de homem de bem e pai de família. O que muitos fãs não sabem é que, na série, a esposa do personagem é interpretada pela mulher de Gilford na vida real: a atriz Kiele Sanchez.
AJ Cook também compartilha uma conexão familiar com o elenco de Criminal Minds. Na série, a personagem tem dois filhos com o marido Will LaMontagne – e eles são interpretados por Mekhai e Phoenix Anderson, os filhos da atriz na vida real.
A dupla jornada do elenco de Criminal Minds
Em Criminal Minds: Evolution, vários atores da série também se aventuraram por trás das câmeras. Joe Mantegna, por exemplo, dirigiu o episódio “Moose”, que conta com uma das cenas mais emocionantes da 1ª temporada.
Adam Rodriguez, o intérprete de Luke, comandou “Pay Per View”, o quarto capítulo de Evolution; Aisha Tyler, a Dra. Tara Lewis, dirigiu “What Doesn’t Kill Us”, o sétimo episódio; e AJ Cook, também se sentou na cadeira de diretora em “Forget Me Knots”, o oitavo capítulo.
Por que Matthew e Spencer não aparecem no revival?
Grande parte do elenco original de Criminal Minds retorna no revival Evolution – mas a ausência de Daniel Henney e Matthew Gray Gubler foi sentida por muitos fãs. De acordo com a showrunner da produção, os intérpretes de Matthew e Spencer podem voltar na 2ª temporada da série.
Afinal de contas, os atores só não apareceram em Evolution devido a conflitos de agenda. Em um papo recente com a imprensa, Erica Messer afirmou que “nem tudo está perdido” em relação ao potencial retorno dos personagens.
No Brasil, Criminal Minds está disponível na plataforma Star+.