Angelina Jolie está em cartaz atualmente nos cinemas brasileiros como a icônica vilã da Disney em Malévola 2. Com uma carreira de mais de 30 anos, a atriz se estabeleceu com uma das mais conceituadas de Hollywood, na frente e por trás das câmeras.
Descrita como “uma das figuras mais influentes da indústria do entretenimento”, Jolie também é conhecida por seus importantes trabalhos humanitários, principalmente na defesa dos refugiados.
Mesmo com uma carreira bem sucedida e importância além da esfera cultural, Angelina Jolie se envolveu em polêmicas consideráveis desde o lançamento de seu primeiro filme.
Confira abaixo as maiores polêmicas e controvérsias da carreira de Angelina Jolie!
![](https://observatoriodocinema.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?format=.jpg&quality=91&imagick=/wp-content/uploads/2019/10/maxresdefault-6-2.jpg)
Um relacionamento inusitado
Em 2000, Angelina Jolie oficializou sua união com Billy Bob Thornton. Os artistas se conheceram nas gravações de Alto Controle. Na época, Thornton namorava Laura Dern e Jolie mantinha um relacionamento com Timothy Hutton. Os atores negam que o affair tenha começado como uma traição, porém o rápido casamento deixou muita gente desconfiada.
Após o casamento, Angelina Jolie e Billy Bob Thornton se tornaram um dos casais preferidos dos paparazzi, principalmente devido às suas declarações (e demonstrações) públicas de afeto. Os dois chegaram a usar colares contendo o sangue um do outro, algo que causou bastante polêmica na época. Depois de um relacionamento intenso, Jolie e Thornton se separaram em 2003.
Distorções da mídia
Em 2000, a mídia conseguiu transformar um momento emocional entre Angelina Jolie e seu irmão em uma acusação terrível. A atriz apareceu beijando seu irmão Jamie no tapete vermelho do Oscar, e os jornais e revistas especializados não demoraram para sugerir rumores de incesto e questionar a proximidade entre os irmãos.
Segundo Cis Rundle, grande amiga de Marcheline (mãe de Angelina), o “beijo escandaloso” não era nada mais que uma demonstração de amor fraternal.
“O dia que ela beijou Jamie no Oscar, foi o primeiro dia do tratamento do câncer de Marcheline. Eles deixaram o hospital juntos e chegaram juntos à cerimônia. Ninguém sabia o que tinha acontecido no hospital. Era como se ela dissesse ‘Olha, estamos aqui agora!’. E o mundo viu algo incestuoso. Eles só podiam contar um com o outro. Sempre tiveram um relacionamento muito próximo, principalmente com a mãe”, contou Rundle.
Métodos estranhos
Em 2017, Angelina Jolie dirigiu e lançou o drama First They Killer My Father, baseado na vida do ativista cambojano Loung Ung durante o regime de Khmer Rouge. Para escolher o elenco infantil do longa, Jolie procurou em orfanatos, favelas e lugares inóspitos. A intenção da diretora era encontrar atores e atrizes mirins com vidas sofridas, que entenderiam melhor o conceito do filme e da atuação.
Segundo o site The Hollywood Reporter, Jolie usou métodos “inusitados” para encontrar sua estrela.
“Eles colocavam dinheiro em uma mesa e pediam para a criança pensar em algo importante para utilizar o dinheiro e roubar a nota. Depois, o diretor fingia capturar a criança, que deveria pensar na mesma hora em uma mentira para justificar o ato”, contou o site.
Na época, Angelina Jolie foi muito criticada na internet, e seus métodos foram vistos como “cruéis” e “exploratórios”.
Imagem pública
No final dos anos 90 e começo dos anos 2000, Angelina Jolie causou várias polêmicas em Hollywood. Hoje em dia, as ações da atriz são consideradas extremamente normais, e com certeza não seriam noticiadas com tanto espanto e surpresa.
Após o término de seu primeiro casamento com Jonny Lee Miller, Angelina Jolie assumiu sua bissexualidade e assumiu um relacionamento duradouro com a modelo e atriz Jenny Shimizu.
“Eu provavelmente teria casado com a Jenny se não tivesse conhecido meu marido. Me apaixonei por ela à primeira vista”, contou a atriz sobre a relação.
Na mesma época, Angelina Jolie também admitiu seu interesse por sadomasoquismo e sua fascinação por facas e sangue.
Brangelina
Talvez a polêmica mais conhecida de Angelina Jolie seja a envolvendo o seu casamento com Brad Pitt. Os artistas se conheceram durante as gravações de Sr. e Sra. Smith, na época em que Pitt ainda estava casado com Jennifer Aniston. Segundo várias fontes e até mesmo uma confissão posterior do ator, o affair começou durante as gravações, antes dele se separar de sua então esposa.
Na época, a polêmica dividiu a sociedade americana (e até certo ponto mundial) em “Time Angelina” e “Time Aniston”. Celebridades tomaram partido e até hoje o escândalo é referenciado na cultura pop.
Malévola 2 está em cartaz nos cinemas brasileiros.