O ator dinamarquês-americano Viggo Mortensen é conhecido por sua teimosia em persistir em projetos e relutância em assumir coisas que não quer. Ele mesmo se excluiu do gênero super-heróis, já que recusou o papel de Wolverine antes que ele fosse oferecido a Hugh Jackman. Os motivos para essa recusa ficaram mais claros quando a estrela apareceu no podcast Happy Sad Confused, explicando que havia levado seu filho Henry, de oito anos, para uma entrevista em Los Angeles.
Assim que entraram na sala do diretor Bryan Singer, o garoto comentou que a maquete do Wolverine para o filme não parecia fiel aos quadrinhos. Confira abaixo a declaração de Mortensen!
“Perguntei: ‘Posso levar meu filho? […] Ele sabe muito sobre isso. Esse é o personagem de quadrinhos favorito dele no momento. Wolverine. Ele sabe tudo. Então, eu adoraria levá-lo como meu amuleto da sorte e guia. […] Deixei o Henry ler [o roteiro], e ele disse: ‘Isso está errado. Isso está errado. Não é assim.'”
Segundo Mortensen, Singer passou o resto da reunião defendendo as liberdades criativas para a adaptação. Henry não aprovou. Mortensen também esclareceu que não foi apenas a aversão do filho que o levou a recusar o papel.
“O que me incomodava na época era o compromisso de fazer filmes intermináveis do mesmo personagem repetidamente. Eu ficava nervoso com isso.”
Isso é verdade, pois Jackman interpretou o papel de Wolverine em 11 filmes e por quase duas décadas.
O filho de Mortensen o incentivou a pegar o papel de Aragorn em O Senhor dos Anéis
Embora a princípio, Henry tenha convencido seu pai a não aceitar o papel de Wolverine, alguns anos depois ele acabou o incentivando a interpretar seu personagem mais icônico nas telas. Em uma entrevista ao Collider, quando foi convidado para interpretar Aragorn em O Senhor dos Anéis, ele disse:
“Meu filho gostou muito que eu fizesse isso, e ele tinha 11 anos na época, e isso me fez perder o controle e dizer: ‘É, tá bom’. E, claro, estou feliz por ter feito isso.”
Mesmo assim, Mortensen não teve uma entrada tranquila na trilogia de Peter Jackson. Ele foi substituído pelo jovem ator irlandês Stuart Townsend. No entanto, assim que as filmagens começaram, decidiu-se que a juventude de Townsend estava, na verdade, prejudicando sua interpretação do Ranger de 87 anos. Townsend foi dispensado e Mortensen recebeu uma ligação de última hora, que seu filho ficou feliz em apoiar desta vez.
Um ator estava pronto para o compromisso de vários anos e em várias franquias
A ideia de interpretar o Wolverine não é ruim, mas não dá para negar que Viggo Mortensen escapou de um compromisso exaustivo. Embora Aragorn também exigisse filmagens excessivas, foi algo pontual. Vale destacar que os três filmes de O Senhor dos Anéis foram gravados ao mesmo tempo. Por um lado, valeu o esforço, já que o papel o tornou um nome conhecido e uma lenda do cinema.
Desde então, Mortensen tem se afastado dos holofotes da Terra-média, apesar de vários rumores sobre uma possível série do Jovem Aragorn, que nunca se concretizaram. Ainda há uma chance de vermos o ator reprisar o papel no vindouro filme A Caçada a Gollum, mas essa é uma questão pendente enquanto o ator decide se está disposto a voltar.
Ao contrário de Mortensen, há um outro ator que não se importa em reprisar papéis – e até mesmo assumir mais de um, tanto no universo cinematográfico da Marvel quanto da Terra-média: Sir Ian McKellen. O britânico interpretou Magneto na franquia X-Men, bem como Gandalf nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Ele queria até retornar para Os Anéis de Poder, do Prime Video, mas esse papel acabou indo para um ator mais jovem. Ainda assim, McKellen parece interessado em retornar para A Caçada a Gollum. Pode acontecer que ele se junte a Mortensen neste próximo projeto. Mas só o tempo dirá.
O primeiro filme de O Senhor dos Anéis está disponível no Prime Video. O segundo e terceiro estão na HBO Max.