Nova torcida à vista

Variety aponta Wagner Moura como vencedor do Oscar 2026

Previsão emocionante da Variety faz Brasil sonhar por mais conquistas no Oscar

O Agente Secreto
O Agente Secreto

Já podemos ativar a contagem regressiva? A Variety deixou os brasileiros empolgados ao publicar suas projeções para o Oscar 2026. A revista acredita que Wagner Moura, estrela de O Agente Secreto, não só deve ser indicado à categoria de Melhor Ator, como deve vencer o prêmio. Com isso, o astro baiano pode estar prestes a fazer história novamente para o cinema brasileiro.

Embora a temporada de premiações ainda esteja em fase inicial, a repercussão crítica e os prêmios já conquistados colocam Moura à frente de astros renomados como Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após A Outra) e Dwayne Johnson (Coração de Lutador) nas principais listas de apostas. Caso se confirme, será a primeira vez que um ator brasileiro vence nessa categoria.

A cerimônia do Oscar acontece em 15 de março de 2026, e a expectativa é que O Agente Secreto também marque presença em outras indicações de peso, como Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Para especialistas, o impacto político da narrativa e a boa trajetória no circuito de festivais fortalecem a possibilidade de o Brasil sair da premiação com pelo menos uma estatueta.

O Agente Secreto é ambientado em 1977 e é protagonizado por Wagner Moura, que interpreta Marcelo, um professor especializado em tecnologia que “decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana do Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio”.

Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo completam o elenco.

O Agente Secreto fez história e representou várias conquistas para o Brasil no festival de Cannes, uma das maiores vitrines do cinema mundial. Wagner Moura, protagonista do longa, levou o prêmio de Melhor Ator, um feito inédito, marcando a primeira vez que um ator brasileiro vence no festival. Enquanto isso, Kleber Mendonça Filho finalmente foi consagrado como Melhor Diretor em sua quinta participação em Cannes.

O filme também recebeu prêmios da crítica internacional, como o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), que reúne jornalistas de mais de 50 países, e o “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).  

A nota máxima de 100% que O Agente Secreto recebeu da crítica internacional no Rotten Tomatoes já demonstra sua força para o audiovisual brasileiro.

O Agente Secreto  estreia no dia 6 de novembro nos cinemas brasileiros.

 
Sair da versão mobile